Tecnologia

China registra 60 missões espaciais em 2022

missões espaciais

A China completou mais de 60 lançamentos espaciais este ano, um recorde. Entre essas missões espaciais, 53 foram conduzidas pelos foguetes Long March, os veículos de lançamento do país.

Para o setor espacial da China, 2022 foi um ano de progresso substancial e novos recordes notáveis.

A proporção de lançamentos usando foguetes de nova geração aumentou, atingindo uma alta de três anos de 27% em 2022, disse Long Lehao, consultor sênior de foguetes Long March.

As missões espaciais bem-sucedidas incluíram a implantação de 22 satélites recorde no espaço por um foguete Long March-8, o voo de estreia de um foguete Long March-6 com reforços sólidos e o lançamento de uma nave espacial de teste reutilizável por um foguete Long March-2F. Essas missões estabeleceram uma base tecnológica para o uso pacífico do espaço.

missões espaciaisMas os lançamentos de foguetes de maior perfil este ano estavam relacionados à construção da estação espacial chinesa, com duas naves espaciais tripuladas, duas embarcações de carga e dois módulos de laboratório de nível de 20 toneladas enviados para a órbita.

O lançamento do módulo de laboratório Mengtian foi desafiador, pois pesa 23 toneladas, tornando-se a nave espacial ativa de uma única cabine mais pesada do mundo em órbita.

A China também fez avanços em seu programa espacial tripulado. Um total de nove astronautas em três missões — Shenzhou-13, Shenzhou-14 e Shenzhou-15 — participaram da construção da estação espacial este ano.

O país também realizou sua primeira rotação de tripulação em órbita, com seis cidadãos chineses a bordo da estação espacial da China ao mesmo tempo.

missões espaciaisChen Dong se tornou o primeiro astronauta a permanecer em órbita por mais de 200 dias. Antes de retornar à Terra em 4 de dezembro, ele liderou a equipe de Shenzhou-14 para completar várias tarefas, incluindo três caminhadas espaciais, uma série de experimentos científicos, uma palestra de ciências ao vivo e várias operações em órbita.

O trio foi chamado de “a tripulação espacial mais movimentada” pelos internautas chineses.

Este ano também testemunhou a estreia de vários foguetes comerciais chineses enquanto eles implantaram satélites no espaço.

A China continuará seu cronograma intensivo de lançamento espacial no próximo ano. Mais foguetes Long March serão encarregados de missões para a fase operacional da estação espacial da China. Os foguetes de nova geração também devem ser revelados, de acordo com Long.

Fonte: MOD.GOV.CN