Tecnologia

China realiza transporte marítimo de um edifício por inteiro, com o levantamento de peso de aproximadamente 22 mil toneladas

A maior estação conversora offshore do mundo, e a primeira da Ásia, partiu da margem do rio Yangtze em Nantong, Jiangsu. A previsão é de chegar ao Mar Amarelo em três dias e será instalada no local do Grupo Três Gargantas, fazendo parte do Projeto Jiangsu Rudong do Grupo das Três Gargantas.

A Estação Conversora do Mar das Três Gargantas Rudong possui uma área parecida com um campo de futebol padrão, uma altura de um edifício residencial de 15 andares. Atualmente, o guindaste com maior capacidade de elevação do mundo é de 12.000 toneladas, o que não é suficiente para erguer a estação conversora de cerca de 22.000 toneladas.

Para realizar o projeto logístico, o Grupo Três Gargantas saiu do método de instalação convencional, e usará o lastro do navio e a ação das marés naturais, e de forma inovadora, usará o método de reboque flutuante para instalar a estação conversora offshore na China.

Após o início das operações da Estação Conversora Offshore de Três Gargantas Rudong, ela irá reunir um total de 1.100 megawatts de eletricidade do Parque Eólico Rudong Offshore, convertendo a energia em corrente contínua com menor perda e transmitir para a terra por meio de cabos submarinos, essa tecnologia é usada para compensar as deficiências da transmissão de corrente alternada tradicional de longa distância.

O Projeto Jiangsu Rudong do Grupo das Três Gargantas é o primeiro projeto na Ásia a aplicar a tecnologia de transmissão CC flexível à energia eólica offshore. Durante o processo de construção, ele superou muitos dos principais problemas técnicos, como a construção da estação conversora e o cabo submarino CC.

Depois que o projeto for concluído e colocado em operação, a eletricidade anual da rede chegará a 2,4 bilhões de kWh, o que pode atender ao consumo anual de eletricidade de cerca de 1 milhão de residências.

Em comparação com as usinas movidas a carvão da mesma escala, pode economizar cerca de 740.000 toneladas de carvão e reduzir cerca de 1,83 milhão de toneladas de gás carbônico emitido a cada ano.

 

Fonte: Science and Technology Daily