Economia

​​China está pronta para praticar multilateralismo com todos os países, diz presidente chinês

multilateralismo

Na noite de 4 de novembro, o Presidente chinês Xi Jinping participou da cerimônia de abertura da 5ª Feira Internacional de Importação da China (CIIE, sigla em inglês) realizada em Xangai através de um link de vídeo e proferiu um discurso.

Ele disse que a China trabalhará com todos os países e todas as partes para compartilhar as oportunidades em seu vasto mercado, a partir de sua abertura institucional e do aprofundamento da cooperação internacional.

A China está disposta a trabalhar com todos os países em prol de um futuro brilhante de abertura e prosperidade.

O mundo de hoje se vê confrontado com mudanças aceleradas, não vistas em um século, bem como com uma lenta recuperação econômica. No momento crítico, a comunidade internacional deveria ver a tendência subjacente para criar oportunidades de abertura e enfrentar problemas difíceis através da cooperação.

A abertura é uma força motriz fundamental por trás do progresso das civilizações humanas e um caminho intrínseco para a prosperidade e o desenvolvimento global, disse Xi, explicando o significado da abertura para o progresso humano.

Ele apelou a todos os países para que se comprometam com a abertura para enfrentar os desafios do desenvolvimento, fomentar a sinergia para a cooperação, construir o ímpeto da inovação e proporcionar benefícios a todos. Ele também exortou todos os países a avançarem firmemente na globalização econômica, aumentar o dinamismo do crescimento de cada país e proporcionar a todas as nações um acesso maior e mais justo aos frutos do desenvolvimento.

A China é um beneficiário do desenvolvimento aberto, assim como uma força importante na construção de uma economia global aberta. Xi, também secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), ressaltou que a China está comprometida com sua política nacional fundamental de abertura ao mundo exterior e segue uma estratégia mutuamente benéfica de abertura no relatório que entregou ao 20º Congresso Nacional do PCC. A China se esforça para criar oportunidades para o mundo com seu próprio desenvolvimento e para contribuir com sua parte na construção de uma economia global aberta que proporciona maiores benefícios a todos os povos, disse o relatório.

multilateralismo
Como a primeira importante exposição internacional realizada pela China após o 20º Congresso Nacional do PCC, o quinto CIIE recebe visitantes de todo o mundo e beneficia todo o mundo. Ele apresenta ao mundo a determinação da China em expandir a abertura e compartilhar oportunidades de desenvolvimento na nova era.

Cinco anos atrás, Xi anunciou a decisão de realizar a CIIE com o objetivo de expandir a abertura da China e transformar seu enorme mercado em enormes oportunidades para o mundo.

A porta da China tem se aberto cada vez mais e mais nos últimos cinco anos. O país constantemente estimulou o potencial de aumento das importações, ampliou o acesso ao mercado, fomentou um ambiente de negócios de classe mundial, explorou novos horizontes de abertura e promoveu a cooperação internacional em nível multilateral e bilateral. Cumpriu seu compromisso de abertura com ações concretas.

A China expandiu de forma constante a abertura institucional no que diz respeito a regras, regulamentos, administração e normas, para apoiar uma economia aberta de padrões mais elevados. Com certeza, dará mais contribuições para a construção de uma economia mundial aberta.

A CIIE cria oportunidades para o mundo inteiro. Como a primeira exposição mundial de importação temática a nível nacional, é uma grande plataforma para compras internacionais, promoção de investimentos, intercâmbio cultural e cooperação aberta.

A exposição conquistou um alto reconhecimento da comunidade internacional. Muitos executivos de empresas transnacionais presentes na CIIE expressaram sua forte confiança em continuar se desenvolvendo no mercado chinês. Eles disseram que a CIIE é uma plataforma abrangente compartilhando oportunidades de desenvolvimento, e reúne novos produtos, tecnologias, serviços e esquemas de todo o mundo, demonstra o enorme potencial do mercado chinês e constrói uma ponte através da qual o mundo compartilha os dividendos do mercado chinês.

multilateralismo
A China intensificará os esforços para cultivar um mercado interno robusto, atualizar o comércio de bens, desenvolver novos mecanismos para o comércio de serviços e importar mais produtos de qualidade. Estabelecerá zonas-piloto para a cooperação de comércio eletrônico da Rota da Seda e construirá zonas nacionais de demonstração para o desenvolvimento inovador do comércio de serviços, a fim de incentivar a inovação no comércio e promover a cooperação de alta qualidade em Correias e Rodovias.

A China se envolverá plena e profundamente nas negociações de reforma da OMC, promoverá a liberalização e facilitação do comércio e dos investimentos e melhorará a coordenação internacional das políticas macroeconômicas, com o objetivo de promover em conjunto novos motores para o crescimento global. Ela se esforçará ativamente para aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo de Parceria Trans Pacífico (CPTPP, sigla em inglês) e ao Acordo de Parceria da Economia Digital (DEPA, sigla em inglês) para expandir a rede global de áreas de livre comércio de alto padrão. Ela apoiará firmemente outros países em desenvolvimento e os ajudará a crescer mais rapidamente, e promoverá a construção de uma rede de comércio livre de alto padrão.

O caminho está se desenrolando diante de nós, e um futuro mais brilhante nos acena para além. A CIIE é uma vitrine do novo paradigma de desenvolvimento da China, uma plataforma de abertura de alto padrão e um bem público para o mundo inteiro. Ela continuará conectando a China e o mundo em geral e lutará por resultados vantajosos para ambas as partes através de uma cooperação aberta.

Embarcando em uma nova jornada, a China avançará sempre seguindo a lógica do progresso histórico e se desenvolverá cavalgando a maré de desenvolvimento dos tempos.

A China está pronta para trabalhar com todos os países para praticar o verdadeiro multilateralismo, construir mais consenso para a abertura.

A China está pronta para trabalhar com todos os países para praticar o verdadeiro multilateralismo, construir mais consenso para a abertura, superar conjuntamente as dificuldades e desafios enfrentados pelo crescimento econômico global e garantir que seu compromisso com a abertura trará amplas perspectivas para o desenvolvimento global.

Fonte: Diário do Povo