Tecnologia

China prevê 1 milhão de profissionais no setor de propriedade intelectual até 2025

O Escritório de Patentes da China informou que a Administração Nacional de Propriedade Intelectual irá acelerar a formação de talentos de PI e alcançar a meta de mais de 1 milhão de talentos de propriedade intelectual em todo o país em 2025, para fornecer um forte suporte de talentos para a construção de uma característica chinesa e potência de propriedade intelectual de nível mundial. A iniciativa mostra os esforços da China para proteger sua inovação e tecnologia.

A informação foi passada em uma conferência de imprensa rotineira mensal de março nesta quinta-feira (31). Na conferência, o inspetor supervisor destacado da Administração Nacional de Propriedade Intelectual, Feng Zhaolong disse que o talento é o elemento mais básico e fundamental para a construção de um forte potencial de Propriedade Intelectual (PI). O número de profissionais de PI na China chegou a 690 mil, sendo que mais de 50 universidades em todo o país estabeleceram faculdades de PI, fornecendo um forte apoio para o desenvolvimento do setor.

Para promover o desenvolvimento de talentos de propriedade intelectual, em 2021, a Administração Nacional de Propriedade Intelectual elaborou e publicou o “14 º plano quinquenal” para talentos de propriedade intelectual. As tarefas e prioridades de trabalho são principalmente três aspectos. Em primeiro lugar, é fortalecer o treinamento sobre a plataforma de construção de um poder de propriedade intelectual e o conteúdo do “14 º plano quinquenal”.

Em terceiro lugar, promover a construção de um alto nível de talentos de propriedade intelectual nas principais regiões, explorar a criação de uma base nacional de formação de talentos de propriedade intelectual, bancos de especialistas, estruturas de talentos etc., promover o desenvolvimento de talentos de propriedade intelectual orientados para a carreira e atender às necessidades de talentos de alto nível para a construção de poderes de propriedade intelectual.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo