Tecnologia

As maiores redes de fibra ótica e banda larga móvel do mundo estão na China

fibra ótica e banda larga móvel da China

Matéria publicada originalmente no dia 19 de agosto de 2022

A China construiu a maior rede de fibra ótica e banda larga móvel do mundo, com a rede fixa aumentando gradualmente de 10 para 100 e depois para gigabit, e a rede móvel de “3G” para “4G” e depois para “5G”, disse nesta sexta-feira (19), Xie Cun, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Informação e Comunicações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.

fibra ótica e banda larga móvel da ChinaA indústria de informação e comunicação da China manteve uma expansão robusta durante a última década, com sua receita de telecomunicações subindo para 1,47 trilhão de yuans (cerca de US$ 215,97 bilhões) em 2021 de 1,08 trilhão de yuans em 2012, disse Xie em uma entrevista coletiva.

De 2012 a 2021, a infraestrutura de telecomunicações da China alcançou um salto de desenvolvimento, e a “divisão digital” entre áreas urbanas e rurais foi notavelmente reduzida.

Desde 2015, a China organizou e implementou uma campanha especial para aumentar a velocidade da rede e cortar as taxas de rede por muitos anos consecutivos, e a taxa média de download de usuários de banda larga fixa e 4G aumentou sete vezes. A abolição das tarifas de roaming de longa distância e das tarifas de “roaming” para o tráfego de telefonia móvel, além da implementação do aumento da velocidade da Internet e a redução das tarifas da Internet, promoveram o desenvolvimento vigoroso de novas aplicações, novas formas de negócios e novos modelos da Internet.

O número de usuários de internet atingiu 1,032 bilhão em 2021, 83% acima de 2012. Já o número de aplicativos móveis atingiu 2,32 milhões, disse Xie Cun, um funcionário do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, acrescentando que a China construiu as maiores redes de fibra ótica e banda larga móvel do mundo.

Segundo o Xie, na próxima etapa, o país consolida ainda mais as bases para o desenvolvimento da indústria de informação e comunicação, cultivando novos motores de crescimento e permitirá a transformação digital das indústrias tradicionais, disse Xie.

Fonte: China News