Em 20 de julho, pela primeira vez, a China começou a perfurar um poço de dez mil metros de profundidade na Bacia de Sichuan, o ‘Poço Científico Profundo de Sichuan 1’. Este é o segundo poço de dez mil metros que o país perfura após o ‘Poço Científico Profundo de Tarim 1’.
O ‘Poço Científico Profundo de Sichuan 1’ é liderado pela PetroChina Southwest Oil & Gas Field. O poço tem uma profundidade projetada de 10.520 metros. Este poço está localizado no noroeste da Bacia de Sichuan, no subterrâneo escondido de Jiange. Espera-se encontrar uma nova área-alvo para aumentar as reservas de gás natural em camadas super profundas.
A perfuração de petróleo e gás em poços profundos de dez mil metros é um ‘super projeto’ no campo global de exploração de petróleo e gás e tornou-se um importante indicador do nível de tecnologia e equipamento de engenharia.
Durante o processo de perfuração, enfrentaremos 10 conjuntos de sistemas de pressão irregular e em constante mudança, alta temperatura de 224 graus Celsius em dez mil metros subterrâneos, e um ambiente de super alta pressão de 138 gigapascal, e outros problemas de nível mundial.
Para isso, empresas como a PetroChina Southwest Oil & Gas Field e a Chuanqing Drilling realizaram pesquisas técnicas conjuntas. As empresas projetaram seis aberturas e seis estruturas de corpo de poço completas; superando a lama de perfuração à base de água e à base de óleo de poços profundos que resistem a temperaturas ultra altas de 220 graus Celsius. Além disso, usaram uma plataforma de perfuração automatizada de poços super profundos de 12000 metros desenvolvida de forma independente por nosso país. A taxa de localização do equipamento do ‘Poço Científico Profundo de Sichuan 1’ alcança mais de 90%.
A implementação do ‘Poço Científico Profundo de Sichuan 1’ irá revelar ainda mais os segredos evolutivos sob as formações do Sistema Zhandian, e será de grande importância para a exploração de recursos de petróleo e gás em escala super profunda de dez mil metros, a inovação da formação geológica de petróleo e gás em camadas super profundas, e a promoção do progresso da capacidade de tecnologia e equipamento nuclear de engenharia de petróleo e gás de nosso país.
Fonte: Xinhua News
Imagem principal: Xiao Yonghang/Xinhua