Em 2021, a China registrou a maior quantidade de lançamentos espaciais do mundo. Foram 55 no total, segundo a agência de notícias estatal chinesa, Xinhua.
O recém-lançado, Blue Book of China Aerospace Science and Technology (2021), mostra 2021 o ano foi o maior número de missões de lançamento desde 1957, com 146 missões. O número total de espaçonave lançadas foi de 1846, com uma massa total de 777,70 toneladas, o maior desde a aposentação do ônibus espacial.
O livro apresenta também que, apesar de ter obtido uma taxa de sucesso de lançamento de 92,5%, há ainda um alto risco de lançamentos espaciais.
Vale a pena mencionar que o foguete de lançamento KZ-1A, da China Aerospace Science and Industry Corporation, Ltd. (CASIC, sigla em inglês), de 4 lançamentos, três foram bem-sucedidos, com um total de cinco satélites lançados juntos.
Para 2022, o número de lançamentos espaciais da China continuará a permanecer elevada, com seis missões de lançamento planejadas para o projeto espacial tripulado durante todo o ano.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome