Tecnologia

China lança satélite com tecnologia a laser para monitoramento ambiental

Satélite a laser
Imagem: Wang Yapeng/ Xinhua

A China lançou, na terça-feira (16), um satélite de observação da Terra a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi. O equipamento, batizado de Ziyuan 3D, entrou em órbita às 11h17 (horário local) a bordo de um foguete Longa Marcha 4B e integra o programa espacial voltado ao mapeamento e ao monitoramento de recursos naturais.

Desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, com sede em Pequim, o Ziyuan 3D transporta câmeras de alta precisão e um altímetro a laser. Os equipamentos permitem a captura de imagens tridimensionais e hiperespectrais em alta definição. Com isso, o satélite dará suporte a levantamentos geológicos, mapeamento territorial, gestão de recursos naturais e inspeção ambiental, segundo as autoridades.

A Administração Espacial Nacional da China e o Ministério de Recursos Naturais informaram que o satélite alcançou a órbita predefinida conforme o planejado. O lançamento faz parte da ampliação da constelação Ziyuan, dedicada à coleta de dados geoespaciais.

O foguete Longa Marcha 4B, fabricado pela Academia de Tecnologia Aeroespacial de Xangai, tem capacidade para transportar múltiplos satélites com peso total de até 2,5 toneladas. O veículo opera em missões para órbitas heliossíncronas, a cerca de 700 quilômetros de altitude.

Com essa operação, a China realizou sua 87ª missão espacial e o 617º voo da família de foguetes Longa Marcha, que sustenta o programa de lançamentos do país.

Fonte: chinadaily