A China lançou com sucesso um novo foguete de teste de grande porte, o Longa Marcha-5B, nesta terça-feira(6). Esse é primeiro voo da versão experimental da nave espacial tripulada de nova geração da China e uma cápsula de retorno de carga.
O lançamento é mais um da série de empreitadas dos chineses no espaço. Segundo a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês), esse é o terceiro passo do programa espacial tripulado da China, que é a construção e operação de uma estação espacial tripulada permanente.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, o foguete branco decolou do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na costa da província de Hainan, no sul da China, às 18h (horário de Pequim). A sonda tripulada experimental sem tripulação, juntamente com a versão de teste da cápsula de retorno de carga, se separou do foguete e entrou na órbita planejada, cerca de 488 segundos após a decolagem, segundo a CMSA.
O Longa Marcha-5B será usado para o lançamento dos módulos da estação espacial e ajudará a expandir as atividades aeroespaciais da China, disse Wang Xiaojun, diretor da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC).
O lançamento desta terça-feira foi a 331ª missão da série de foguetes Longa Marcha.
Fonte: com informações da Agência de Notícias Xinhua