Na noite do dia 9 de setembro (horário de Pequim), o satélite chinês Zhongxing-9B foi lançado com sucesso no foguete Long March-3B. O satélite operará em órbita geossíncrona para transmissões ao vivo, suportando transmissão de alta definição de 4K e 8K.
De acordo com as autoridades, o satélite tem a capacidade de fornecer serviços de transmissão ao vivo de alta qualidade para eventos esportivos de grande escala, como os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.
Atualmente, os satélites da China para transmissão e televisão em órbita incluem Zhongxing-6A, Zhongxing-6B, Zhongxing-6C e Zhongxing-9, e o mais recente Zhongxing-9B, que é gerenciado pela China Satcom, subsidiária da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China.
Zhongxing-9B usa a plataforma de satélite aprimorada Dongfanghong-4 desenvolvida internamente, com 25 transponders de banda de frequência Ku BSS e fornece principalmente serviços de transmissão de banda e transmissão ao vivo de TV, cobrindo todo o território chinês e águas territoriais.
Até agora, os satélites de comunicação e transmissão operados pela China Satcom transmitiram mais de 300 programas de TV e quase 400 programas de rádio.
Fonte: IT Home