Às 23h46 de 27 de junho, a China lançou com sucesso o satélite Gaofen 12-03, a bordo de um foguete transportador Long March-4C, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.
O satélite será usado principalmente em uma variedade de campos, incluindo levantamentos de terras, planejamento urbano, confirmação de direitos de terras rurais, projeto de rede rodoviária, estimativa de rendimento de colheitas e alívio de desastres. Este lançamento marca a 425ª missão de voo da série Long March de foguetes transportadores.
O foguete transportador Long March-4C utilizado nesta missão é um foguete transportador líquido de três estágios de temperatura normal com excelente desempenho e ampla aplicação. Tem a capacidade de lançar vários tipos de satélites com diferentes requisitos orbitais. Tem uma capacidade de carga de 3 toneladas para uma órbita síncrona solar típica com uma altitude de 700 quilômetros.
Esta é a primeira vez que um modelo Long March-4C aplicou a tecnologia de alinhamento totalmente autônoma. Verificado por dados medidos de vários locais de lançamento, o alinhamento totalmente autônomo depende de dados de medição de unidade inercial para calcular o azimute em tempo real, e a ligação automática por computador reduz o risco de transmissão de pessoal. Também não é afetado por condições climáticas, como areia, vento forte e chuvas, melhorando assim a universalidade e adaptabilidade dos foguetes em comparação com a tecnologia tradicional de alinhamento óptico que pode transmitir desvios de azimute.
Esta missão é a sexta do modelo Long March-4C deste ano. A proporção de jovens nesta equipe de modelos de foguetes é superior a 70%, mas a maioria deles também tem uma rica experiência em testes e lançamentos.
Fonte: Pandaily