A China investiu um total de 21,5 trilhões de yuans (US$ 3,15 trilhões) em grandes projetos para estabilizar o crescimento econômico de 2023, informou o Security Daily na segunda-feira.
Até 12 de fevereiro, uma lista de 7.652 projetos de investimento no valor de 21,5 trilhões de yuans foi divulgada em diferentes partes da China. Estes projetos cobrem áreas diversificadas, incluindo infraestrutura, inteligência artificial, inteligência da informação e novos materiais.
Xangai lançou 191 grandes projetos oficiais em 2023, envolvendo um investimento total de cerca de 1,7 trilhão de yuans.
Hebei e Shandong têm 507 e 2.002 projetos no valor de 1,32 trilhão de yuans e 1,09 trilhão de yuans, respectivamente, em 2023.
Este ano, Tianjin tem 673 projetos-chave com um investimento total de 1,53 trilhão de yuans e a proporção de investimento em fabricação avançada, tecnologia e inovação industrial foi elevada para 29,36%.
O lançamento de grandes projetos com grandes investimentos indica que os governos locais consideram os projetos como o “motor” e o “estabilizador” de seu desenvolvimento econômico.
Eles podem fornecer um apoio sólido para que o desempenho econômico geral melhore ao longo do ano, disse Song Xiangqing, vice-diretor da Escola de Governo da Universidade Normal de Pequim.
A expansão do investimento continua sendo fundamental para estabilizar o desenvolvimento econômico este ano, e espera-se que o investimento inovador do governo atraia investimentos mais orientados para o mercado e mais socializados para se juntar a eles.
A transformação industrial continuará a ser promovida e a força motriz do desenvolvimento econômico será fortalecida pelo aumento dos investimentos, disse Zhang Yiqun, um especialista em finanças.
Fonte: Finance China