Tecnologia

China estabelece normas para testes de veículos de condução autônoma

veículos de condução autônoma

A China publicou recentemente um conjunto de normas nacionais para testes de veículos de condução autônoma. Ela será amplamente utilizada em pesquisa, desenvolvimento, testes e gerenciamento de tecnologias e produtos de veículos automotores para veículos inteligentes conectados em todo o mundo.

Liderado pela China, especialistas de mais de 20 países, incluindo os Estados Unidos, Alemanha e Japão, desenvolveram a ISO 34501: 2022 Road Vehicles – Test Scenarios for Automated Driving Systems – Vocabulary, que define conceitos em testes de direção autônoma e resultados em uma linguagem padronizada, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT, sigla em inglês), anunciou em seu site.

A China apresentou uma proposta ao Comitê de Veículos Rodoviários da Organização Internacional de Normalização – ISO em abril de 2018 para desenvolver uma norma internacional para a condução autônoma. Foi aprovada a formação de um grupo de trabalho para planejar uma série de normas internacionais em torno de cenários de testes de direção autônoma.

A ISO 34501 é a primeira norma publicada na série, que também inclui o ISO 34502 Safety Evaluation Framework, o ISO 34503 Operational Design Domain, o ISO 34504 Scenario Categorization, e o ISO 34505 Scenario Evaluation and Test Case Generation, o anúncio anotado.
veículos de condução autônoma na China
A China tem acelerado a comercialização de tecnologias de veículos com direção própria nos últimos anos. Mais de 10 cidades, incluindo Pequim, Xangai, Shenzhen e Guangzhou, têm estado testando táxis e ônibus de condução autônoma em áreas designadas durante certos períodos.

Para regulamentar e promover a comercialização, o Ministério dos Transportes divulgou em agosto um esboço de diretrizes para os serviços de segurança de autotransporte para solicitar opiniões do público.

Fonte: Sina.com

Veja também: Veículos sem motorista substituirão os carros convencionais até 2035?