Em 2020, o Conselho de Estado da República Popular da China implementou diretrizes sobre o desenvolvimento inovador do comércio exterior do país, enfatizando novamente o apoio à construção de um grupo de armazéns no exterior para expandir o projeto piloto de importação de varejo com comércio eletrônico transfronteiriço.
Através do uso de armazéns de terceiros no exterior, armazéns próprios no exterior e outros recursos de armazenamento, as plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço podem realizar as funções de atendimento e armazenamento de pedidos de comércio eletrônico, reduzir experiência ruim dos consumidores com a alta pontualidade do transporte transfronteiriço de primeiro e intermediário, além de economizar os custos de distribuição de mercadorias grandes e pesadas. Pode ainda melhorar a taxa de conversão das vendas de produtos e, ao mesmo tempo, facilitar a participação ativa dos vendedores na concorrência nos mercados do exterior.
Xiang Lehong, presidente e fundador da Loctek Ergonomic Tech disse à Southern Financial Media: “Nós compramos 2400.000 metros quadrados de terra nos Estados Unidos, e o significado estratégico deste layout é muito importante. A janela para a compra econômica de armazéns e terrenos está agora fechada em dois lugares no oeste dos Estados Unidos, Los Angeles e São Francisco”.
Xiang disse que em ambos os lados do Oceano Pacífico, Ningbo na China e Los Angeles nos EUA são portos de classe mundial onde os maiores navios porta-contêineres do mundo podem atracar em ambos os locais. Os custos de transação para o transporte e o atrito são baixos, com tempos de navegação em ambos os lados do Pacífico em torno de 15 dias, tornando-o mais eficiente em comparação com os 30 dias ou mais que leva para chegar do leste da China à Europa.
Entretanto, como uma espécie de otimização abrangente e integração das soluções de serviços logísticos transfronteiriços existentes, os armazéns no exterior têm suas próprias dificuldades, tais como operação de ativos pesados e rotação de recursos de armazenamento. A longo prazo, os armazéns no exterior e os modelos de mala direta coexistirão, a demanda dos consumidores por serviços de logística se tornará mais diversificada, os prestadores de serviços de logística começarão a se desenvolver na direção de serviços logísticos integrados abrangentes, e a demanda por serviços logísticos de plataformas de comércio eletrônico transfronteiriças e grandes vendedores de comércio exterior mudará de acordo com as exigências do preço unitário das mercadorias, categorias de mercadorias e pontualidade.
Para reforçar a construção digital de armazéns no exterior, Tian Hongbing, gerente geral da Central European Trade and Logistics Cooperation Zone (CECZ) apresentou, “O parque está sediado na Hungria, e nós estabelecemos o modelo de integração de exposição frontal e armazém traseiro quando criamos o parque, montando tanto um centro de exposição e venda de mercadorias e dois parques logísticos, como também um armazém no exterior com uma área de armazenagem de cerca de 20.000 metros quadrados, de modo a fornecer um serviço comercial de balcão único para as empresas chinesas que saem criar uma plataforma única para o comércio e serviços comerciais, e também resolver nossos próprios problemas de sobrevivência e desenvolvimento”.
Desde então, o parque cooperou com empresas de comércio eletrônico chinesas e empresas de comércio eletrônico locais da Europa central e oriental. Através da carga aérea mas armazém no exterior e do modelo de vendas de exibição on-line e off-line, o escopo de negócios e o volume de negócios foram expandidos.
Tian revelou que o parque começou a construir uma área de mais de 70 mil metros quadrados de escaneamento digital no exterior desde o ano passado. Após a conclusão, será o maior escaneamento digital na Europa Central e Oriental.
Os países da Europa Central e Oriental, incluindo a Hungria, registaram um aumento significativo na percentagem de compras online devido ao impacto da epidemia. O número de encomendas online para ferramentas duráveis para uso doméstico e produtos mecânicos aumentou drasticamente. A procura de produtos energeticamente eficientes também tem aumentado.
O modelo de convergência se mostrou eficaz para promover o desenvolvimento de empresas sediadas no exterior. Somente com um sistema logístico autônomo e controlado e um sistema de armazém no exterior, podemos lidar com o crescimento explosivo do volume de pedidos e as necessidades individuais dos clientes.
Empresas mais focadas na gestão refinada
Em 2021, o mercado global de varejo de comércio eletrônico manteve uma taxa de crescimento de 20%. Em termos de participação de mercado global, a região Ásia-Pacífico ainda ocupa o primeiro lugar com 62%. De acordo com estatísticas incompletas, a taxa de crescimento projetada para 2022 é de cerca de 12%, o que, apesar de ser uma taxa inferior à do ano passado, ainda trará um aumento de 600 bilhões de dólares em termos absolutos.
Stone, diretor de mídia da ECCANG WMS, disse que mais de 70% das empresas de armazenagem no exterior disseram que continuariam a construir posições em 2022 sob o mercado do grande aumento de desempenho do ano passado. Entretanto, após visitar muitos clientes de depósitos no exterior, muitas empresas disseram que vários planos de expansão serão colocados em espera este ano. Os lucros dos armazéns no exterior tornaram-se menores, e a construção de armazéns é um investimento em ativos pesados, de modo que as empresas se tornaram mais cautelosas, o que também é um ponto difícil enfrentado pelos prestadores de serviços de armazéns no exterior no momento.
Além disso, as operações dentro do armazém no exterior são ineficientes, o controle e o controle difíceis em vários países e em vários armazéns, e os pontos de dor como o monitoramento pobre dos dados do armazém também estão se destacando. A maioria das empresas de armazém no exterior enfrentam atualmente os desafios da informatização e da atualização inteligente.
Os materiais relevantes mostram que, nos últimos dois anos, os vendedores selecionam os fornecedores de serviços de armazém ultramarinos cada vez mais diversificados. Os vendedores prestam mais atenção ao prazo de validade, preço, fornecimento de posições e se o sistema é estável e preciso e fácil de operar. O sistema pode rastrear o status das mercadorias em tempo real. Além disso, vai prestar atenção a armazéns ultramarinos mais alguns serviços de aumento de armazenamento personalizado, tais como a distribuição de mercadorias de estoque claro e assim por diante.
Como as necessidades dos vendedores são gradualmente diversificadas, as empresas de armazenagem no exterior devem primeiro prestar atenção à gestão refinada do armazém, especificamente dividindo a área do armazém, padronizando a operação do processo no armazém, formulando padrões de classificação SKU e padrões de cobrança, desenvolvendo ou introduzindo sistemas de gestão de armazém e outros meios para melhorar a eficiência da embalagem dentro e fora dos armazéns no exterior, de modo a atingir o objetivo de reduzir a mão de obra, diminuir os custos e aumentar os lucros.
Li Yu, Diretor de RP do Zongteng Group, disse a este respeito que a Zongteng integrou os módulos e redes de serviços logísticos de toda a cadeia, fornecendo aos clientes toda a cadeia de serviços desde a ponta da fabricação até a ponta do consumidor, fornecendo aos clientes retornos de distribuição de depósitos de linha de troncos e soluções de cadeia de fornecimento de ponta a ponta com base no cumprimento no exterior.
Em relação à gestão digital, a Zongteng fornece mapeamento de código de barras, gerenciamento de números de série, gerenciamento de validade, armazenamento de pacotes nus, oferecendo diferentes serviços para diferentes tipos de bens dos clientes. Por exemplo, para cargas de alto valor, a Zongteng oferece monitoramento 24 horas por dia, bem como um sistema antirroubo. Além disso, para reclamações de clientes, a Zongteng também pode fornecer uma série de matrizes de vídeo digitalizadas, desde a coleta até a entrega.
Li introduziu que a Zongteng construiu um armazém inteligente nos Estados Unidos e na Europa, através de algoritmos de big data, robôs visuais e outros meios para criar um armazenamento inteligente, classificar de acordo com o cenário de negócios tipo carga e estabelecer um cenário profissional padronizado, secundarizado e automatizado. Ao mesmo tempo, com base no layout existente do armazém, a assistência técnica automática é adotada nos postos-chaves para substituir o trabalho manual, o que melhora muito a eficiência.
Li disse que as empresas estabelecerão um modelo de armazém virtual, realizarão a produção virtual e a produção real em operação de trilho duplo, ajustaram o planejamento de produção de pedidos e arranjos de recursos com antecedência. “Os dispositivos inteligentes EMR que implementamos aumentaram a eficiência de coleta automatizada em 100% e a eficiência de armazenamento em 50%, com 99, 95% de precisão.”
Zhou Wuxiu, secretário-geral adjunto do Sindicato Internacional de Armazenagem, disse que com as necessidades de desenvolvimento de negócios das próprias empresas de armazenagem no exterior, em torno do armazém digital no exterior para ajudar na inovação e desenvolvimento do comércio exterior, as empresas de armazenagem no exterior deveriam otimizar a cadeia de fornecimento para melhorar a qualidade e eficiência para o mercado de estoque; para o mercado incremental, elas deveriam aumentar as oportunidades de pedidos através de plataformas múltiplas.
Fonte: 21st Century Business Herald