Com a proximidade do Festival do Barco Dragão, celebrado oficialmente em 22 de junho neste ano, os produtos relacionados a esse festival tradicional têm apresentado forte aumento nas vendas.
De acordo com um funcionário de um supermercado de alimentos frescos em Pequim, as vendas de zongzi, um bolinho de arroz glutinoso envolto em folhas de bambu ou junco, aumentaram significativamente, chegando a 400 a 500 unidades, em comparação com as 200 vendidas em períodos comuns.
Grandes marcas lançaram produtos em edição limitada exclusivamente para o festival. Em uma loja da renomada marca de lanches Daoxiangcun, localizada no distrito de Xicheng, em Pequim, um bolo especial criado para o festival já está esgotado. Esses produtos limitados para o festival costumam ser vendidos antes mesmo do início das comemorações.
He Jianhua, pesquisador da Academia de Ciências Sociais de Xangai, destacou que a economia relacionada aos feriados e festivais se tornou um ponto focal para o consumo e um forte impulsionador do crescimento econômico na China.
Durante o feriado de três dias do Festival do Barco Dragão, as pessoas têm um grande desejo de viajar. A agência de viagens online chinesa, Qunar, relatou que os bilhetes de trem para o dia 22 de junho, o primeiro dia do feriado, já estão esgotados em rotas como Shanghai-Hangzhou e Shanghai-Qingdao desde o dia 8 de junho.
De acordo com um relatório da plataforma de viagens online Fliggy, até o dia 8 de junho, as reservas de trens para os dias 21 e 22 de junho aumentaram mais de 30 vezes em relação ao ano anterior. Além disso, as reservas de passagens aéreas e aluguel de carros aumentaram mais de sete e quatro vezes, respectivamente.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma anunciou recentemente uma série de políticas e medidas para apoiar a recuperação e expansão do consumo. Essas medidas incluem a melhoria do ambiente de consumo, a liberação do potencial do consumo de serviços, a estabilização do consumo de automóveis, a aceleração da construção de postos de carregamento e instalações de armazenamento de energia, bem como a modernização das redes de energia de suporte.
Shu Jueting, porta-voz do Ministério do Comércio, afirmou que com a aproximação de períodos de consumo intenso, como o Festival do Barco Dragão e as férias de verão, a demanda dos consumidores por lazer, compras e turismo será ainda mais intensificada. Ela acrescentou que o mercado de consumo deve manter um crescimento estável ao longo do segundo trimestre do ano, impulsionado pela demanda dos consumidores e pelas políticas de promoção do consumo.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua
Imagem principal: RomixImage/ Adobe Stock