Destaques da Semana Tecnologia

China é o segundo país a colocar bandeira nacional na Lua

A China colocou com sucesso sua bandeira nacional na superfície lunar com a aterrissagem na lua da sonda espacial Chang’e 5. A última tentativa de fazer isso foi há meio século, quando o programa americano Apollo colocou seis bandeiras dos EUA após cada missão de pouso lunar. Tornando o segundo país a colocar sua bandeira nacional na Lua

As imagens foram tiradas por uma câmera panorâmica. A foto da CNSA mostra a bandeira chinesa erguida na superfície lunar, lisa e imóvel, em comparação com a conhecida foto da bandeira americana enrugada e aparentemente tremulando na lua.

O diretor do projeto de exibição de bandeiras disse que as bandeiras normais não são capazes de sustentar a forte radiação cósmica e as mudanças extremas de temperatura na lua, o que faria com que as cores desbotassem, se misturassem e até mesmo desaparecessem.

Após os testes, os pesquisadores determinaram que desenrolar a bandeira era a melhor maneira de mantê-la lisa e sem rugas. A bandeira precisa ser forte o suficiente para manter sua forma.

“É uma verdadeira bandeira”, disse Wei Ma, diretor do projeto de exibição de bandeiras. “Por mais fina que seja, a bandeira é muito avançada tecnologicamente.”

Chang Cheng, a pessoa responsável pela exibição da bandeira, disse que a equipe técnica passou mais de um ano selecionando os materiais da bandeira. A equipe fez testes em mais de 30 materiais de fibra e decidiu por um novo tipo de material composto que é forte o suficiente para manter a suavidade e manter as cores bem. A equipe também teve que garantir que o material não grudasse quando a bandeira for levantada sob mudanças extremas de temperatura.

 

Fonte: Pandaily