Tecnologia

China divulga plano para adaptar projetos de nova energia

A Administração Nacional de Energia (NEA, sigla em inglês) da China e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês) emitiu nesta terça-feira (22), um plano voltado ao sistema de energia com o intuito de promover a evolução do sistema elétrico para adaptar-se a novas energias em grande escala e em alta proporção.

O objetivo do plano é que até 2025, a capacidade global de produção de energia seja mais de 4,6 bilhões de toneladas de carvão padrão, petróleo bruto na produtividade e níveis estáveis em 200 milhões toneladas, gás natural em 230 bilhões de metros cúbicos, a capacidade total de energia produzindo 3 bilhões de megawatts.

O plano propõe aumentar os esforços para planejar a construção de um novo sistema de fornecimento de energia com base em uma grande base de energia eólica, apoiada por energia de carvão limpa e eficiente avançada e economia de energia em seu perímetro e transportada por linhas de transmissão e transformação de ultra alta tensão estáveis e seguras.

Além disso, propõe construir um sistema de programação e operação inteligente e eficiente, explorar mecanismos de programação conjunta de energia, como eletricidade, calor e gás natural, para promover a operação coordenada. Propõe ainda foco no usuário, reforçar a interação bidirecional entre oferta e demanda, promover ativamente o desenvolvimento integrado de armazenamento de carga de rede de fonte.

O plano também tem como proposta acelerar a renovação e atualização da rede de distribuição, promover a rede de distribuição inteligente, a construção da rede de distribuição ativa, melhorar a capacidade de carga e flexibilidade da rede de distribuição para aceitar novas fontes de energia e cargas diversificadas, promover o desenvolvimento local e a utilização de novas energias.

Prevê-se que até 2025, a escala de transformação de usina de carvão totalize mais de 200 milhões de kW, a capacidade instalada de armazenamento de bombeamento atingindo mais de 62 milhões de kW e a capacidade instalada em construção cerca de 60 milhões de kW.

 

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome