A Administração Nacional de Dados da China divulgou recentemente o “Plano de Ação para a Construção da China Digital 2025”, que estabelece diretrizes para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura digital e promover a estratégia “Inteligência Artificial +”, segundo informou a agência de notícias Xinhua.
O documento define como prioridade a reforma orientada ao mercado na alocação de elementos de dados. A proposta é acelerar a criação de um mercado nacional de dados integrado, estimular uma economia digital baseada em dados como insumo central e adaptar a implementação conforme as características de cada região do país.
De acordo com o plano, até o final de 2025, a construção da China Digital deverá alcançar avanços significativos. Entre as metas, estão o crescimento contínuo da nova produtividade digital de alta qualidade, a elevação da qualidade e da eficiência do desenvolvimento econômico digital e o aumento da participação das principais indústrias digitais no Produto Interno Bruto (PIB), com valor agregado superior a 10%.
O plano implementa ações importantes em oito áreas, incluindo inovação institucional e de mecanismos, construção de marca local, “inteligência artificial +”, melhoria de infraestrutura, cultivo da indústria de dados, cultivo de talentos digitais, otimização do ambiente de desenvolvimento digital e aprimoramento do empoderamento digital.
Entende-se que o plano é o primeiro documento emitido pelo National Data Bureau para departamentos locais de gerenciamento de dados para orientar a construção da China Digital.
Fonte: Xinhua News
Adicionar Comentário