Recentemente, a China divulgou a lista de megacidades e superdacidades do país. O “Gráfico Estatístico de Desenvolvimento Econômico e Social: Censo Chinês 2020 sobre as informações básicas da população de megacidades e supercidades”, fornecido pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, sigla em inglês), foi publicado na 18a edição da revista “Qiushi” em 2021.
De acordo com os dados do Censo 2020, no total são 7 megacidades: Shanghai, Beijing, Shenzhen, Chongqing, Guangzhou, Chengdu e Tianjin (classificadas por população urbana). As 14 supercidades são: Wuhan, Dongguan, Xi’an, Hangzhou, Foshan, Nanjing, Shenyang, Qingdao, Jinan, Changsha, Harbin, Zhengzhou, Kunming, Dalian (em ordem de população urbana). Entre eles, a Wuhan está a apenas 50 mil pessoas do limiar de uma megacidade.
Segundo o NBS, as cidades com uma população urbana permanente de 10 milhões ou mais são megacidades, enquanto as cidades com uma população urbana permanente de 5 milhões ou menos de 10 milhões são zonas rurais. Enquanto a área urbana refere-se ao distrito municipal e cidades não-distritos, a construção real do distrito, residência municipal ligada à área do conselho de moradores e outras áreas, excluindo a cidade e o campo.
Anteriormente, de acordo com o mais recente Anuário Estatístico de Construção Urbana de 2019, publicado pelo Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural da China (MOHURD, sigla em inglês) no final de 2020, existem 6 cidades que atendem aos padrões de “megacidades” da China, que são: Shanghai, Beijing, Chongqing, Guangzhou, Shenzhen e Tianjin.
As 10 cidades que se adequavam aos critérios naquela época são: Dongguan, Wuhan, Chengdu, Hangzhou, Nanjing, Zhengzhou, Xi’na, Jinan, Shenyang e Qingdao.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Zaker; The Paper