Tecnologia

China desenvolve primeira sonda neural capaz registrar atividades no cérebro de macacos

Sonda Neural
Fonte da imagem: DS light photography/ Adobe Stock

Pesquisadores chineses desenvolveram uma sonda neural de alta densidade com 1.024 canais, conseguindo pela primeira vez no mundo registrar atividades neuronais em toda a profundidade do cérebro de um macaco, segundo a mídia chinesa, CGTN.

A equipe de pesquisa liderada por Duan Xiaojie, da Universidade de Pequim, projetou e produziu a sonda chamada Neuroscroll, que isola simultaneamente atividades neuronais individuais de 1.024 canais densamente espaçados distribuídos de forma flexível ao longo da sonda. O comprimento da sonda é ajustável de 1 cm a 10 cm, cobrindo os tamanhos de cérebro que variam desde espécies de roedores até primatas.

A equipe utilizou sondas para monitorar simultaneamente as atividades de mais de 700 neurônios individuais, cobrindo toda a profundidade do cérebro do macaco. Além disso, eles conseguiram um registro neural estável no cérebro de ratos por até dois anos, demonstrando a excelente biocompatibilidade e estabilidade de gravação a longo prazo da sonda, disse Duan.

A conquista foi publicada online na segunda-feira, 24, na revista Nature Neuroscience. Cheng Heping, diretor do Centro Nacional de Imagem Biomédica da Universidade de Pequim, afirmou que o avanço fornece uma ferramenta poderosa para monitorar simultaneamente as atividades neuronais em múltiplas regiões do cérebro e explorar a relação entre atividades neurais e estudos comportamentais.

Ao implantar múltiplas sondas, será possível alcançar registros neurais de até dezenas de milhares de canais, o que trará impactos transformadores para a neurociência básica e translacional, como interfaces cérebro-máquina, disse Cheng.

Fonte: CGTN