Empreendedorismo

China cria quase 12 milhões de empregos urbanos em 2024

Empregos China 2024
Fonte da imagem: Huang Xiaobang/ Xinhua

O Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social da China informou nesta segunda-feira (30) que, desde o início do ano, a implementação de políticas macroeconômicas interligadas, com medidas de apoio às empresas, redução de encargos, estabilização e expansão do emprego, contribuiu para manter uma situação geral de estabilidade no mercado de trabalho. De janeiro a novembro de 2024, foram criados 11,98 milhões de novos empregos urbanos no país.

Além disso, 4,75 milhões de desempregados urbanos retornaram ao mercado de trabalho, enquanto 1,48 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade conseguiram um emprego, segundo dados divulgados pelo governo.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a política de redução temporária da taxa de seguro-desemprego para 1%, o que resultou em uma economia de RMB 130,9 bilhões para as empresas. No mesmo período, foram alocados RMB 80,2 bilhões em subsídios para fomentar o emprego, enquanto 2,66 milhões de empresas que mantiveram ou reduziram minimamente os cortes de pessoal receberam um total de RMB 20,4 bilhões em fundos de estabilização, beneficiando 56,05 milhões de trabalhadores.

O governo também investiu no fortalecimento das competências profissionais da força de trabalho. Mais de 12 milhões de pessoas, incluindo trabalhadores migrantes, receberam subsídios para treinamentos profissionais, e 150.000 aprendizes em empresas foram beneficiados por políticas de apoio à formação.

Para grupos específicos, como recém-formados, pessoas de idade avançada, trabalhadores com deficiência e desempregados de longa duração, foram implementadas políticas direcionadas de apoio ao emprego e ao empreendedorismo. Cerca de 1,32 milhão de vagas de estágio foram criadas em 2024, enquanto 43.000 graduados universitários foram alocados em áreas prioritárias, como educação, saúde, agricultura e assistência social. Além disso, foram intensificados os esforços para garantir que, em famílias sem nenhum membro empregado, pelo menos uma pessoa conseguisse trabalho.

As iniciativas reforçam o compromisso da China em promover a inclusão e a estabilidade no mercado de trabalho, mesmo diante de desafios econômicos, garantindo a segurança social e fomentando a geração de oportunidades em diversas frentes.

Fonte: yicai.com