Após três dias contínua de competição, a primeira “Competição Nacional de Habilidades Técnicas da China” foi concluída com sucesso na noite de 13 de dezembro, em Guangzhou. Com o tema “Nova Era, Novas habilidades e Novo Sonho”, a primeira competição tem 86 categorias de competição (incluindo mecânica, pintura, construção, conserto de máquinas, culinária, entre outros), com 2.557 participantes e mais de 2.300 juízes. Esse é o evento competitivo de maior qualificação, maior abrangência de categorias, maior escala e de padrão mais alto da China.
Na manhã de 14 de dezembro, o Comitê Organizador da Competição realizou uma coletiva de imprensa pós-competição para divulgar os vencedores e entregar as medalhas. Foram no total de 97 medalhas de ouro. Entre eles, a delegação de Guangdong ganhou 32 medalhas de ouro, 13 de prata, 11 de bronze e 27 de mérito, tornando-se o campeão na quantidade de medalha de ouro, prata e bronze na competição.
“Dos resultados da competição, um total de 291 jogadores ganharam medalhas de ouro, prata e bronze, 1.010 jogadores ganharam prêmios de mérito, e um total de 30 delegações ganharam medalhas, sendo que 20 deles ganharam medalhas de ouro”, disse Zhang Lixin, secretário-geral do comitê organizador da competição e diretor do Departamento de Capacitação Profissional do Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social.
“Em geral, houve progresso geral em toda a região, mostrando características regionais, com a região oriental ainda liderando em termos de resultados em geral e as regiões central e ocidental fazendo progressos significativos”, disse Lixin.
Repórteres da 21st Century Business Herald (CBH) organizaram os dados e descobriram que de acordo com a pontuação total, as 5 delegações com maior pontuação são, respectivamente: Guangdong, Jiangsu, Xangai, Zhejiang e Shandong.
Como anfitriã da primeira Competição Nacional de Habilidades Técnicas da China, a equipe total da delegação de Guangdong (302) estava muito à frente da delegação de Jiangsu (225), tornando-a o único grupo entre as 36 delegações participantes com uma pontuação total superior a 300. A delegação de Guangdong ganhou 32 prêmios de ouro, 13 de prata, 11 de bronze e 27 de mérito na competição, ficando em primeiro lugar na lista dos ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze.
O Secretário geral do Comitê Organizador da Competição, diretor adjunto do Comitê Executivo e diretor do Departamento de Recursos Humanos e Previdência Social de Guangdong, Chen Yiwei, destacou que a competição demonstrou plenamente as realizações do treinamento de pessoas qualificado na província de Guangdong. Atualmente, o número total de talentos qualificados na província é de 13,3 milhões, dos quais 4,43 milhões são altamente qualificados, representando 33,3%, 4 pontos percentuais acima da média nacional. Espera-se que a proporção de talentos altamente qualificados na província aumente para mais de 35% até 2022, e aumente ainda mais atingindo acima de 40% até 2025.
Transformação dos padrões de concorrência para melhorar o cultivo de pessoal qualificado
“As competições são um meio importante para promover a melhor qualificação dos trabalhadores técnicos. Ganhar ouro ou prata não é o único propósito, a chave é promover a construção de uma força de trabalho qualificada através de competição”, disse Zhang Lixin.
“A competição deste ano é uma competição nacional abrangente de habilidades técnicas realizada com sucesso no momento em que a China está prestes a entrar no 14º Plano Quinquenal e na segunda confluência histórica de 100 anos. Após a competição, resumiremos cuidadosamente as experiências bem-sucedidas, formaremos resultados de pesquisa construtiva e exploraremos novas formas, criaremos novos modelos e promoveremos novos conceitos para o treinamento de talentos qualificados na nova era”, afirmou Zhang Lixin.
(Participante fazendo reparos no equipamento)
(Participante assentando os azuleijos na parede)
(Participante trabalhando no revestimento de uma máquina)
(Participante fazendo reparos no helicóptero)
(Participante assentando os azuleijos na parede)
(Participante da categoria culinária)
(Participante em competição)
(Equipamentos de um competidor)
Fonte: 21caijng; Southern Finance Omnimedia Corp. (SFC)