Destaques da Semana

China conclui projeto eólico de 700 MW que abastece a maior usina de amônia verde do mundo

Maior usina de amônia verde
Fonte da imagem: Han Xu/ Xinhua

A China Power Construction Corporation anunciou nesta segunda-feira (10) a conclusão da conexão à rede elétrica do projeto de energia eólica de 700 MW que abastece a maior usina de amônia verde do mundo, o projeto integrado de energia eólica, solar, hidrogênio verde e amônia de Da’an, na província de Jilin. A empresa participou do projeto e da construção do complexo.

O empreendimento faz parte de um programa nacional de demonstração de energia de hidrogênio limpa e de baixo carbono, incluído entre os “100 Melhores Projetos” de indústrias estratégicas emergentes da China. O projeto adota o conceito de cadeia industrial completa, com o princípio “hidrogênio verde consome eletricidade verde, amônia verde consome hidrogênio verde” e integração entre geração, rede, carga e armazenamento.

A estrutura inclui 800 MW de nova capacidade instalada, sendo 700 MW de energia eólica e 100 MW de energia solar. A usina utiliza eletrólise de água por solução alcalina e PEM (membrana de troca de prótons) para produzir até 32 mil toneladas anuais de hidrogênio verde e 180 mil toneladas de amônia verde.

De acordo com a China Power Construction, o projeto deve reduzir cerca de 650 mil toneladas de emissões de carbono e economizar 230 mil toneladas de carvão padrão por ano. O volume equivale à compensação das emissões geradas pelo consumo elétrico anual de aproximadamente 500 mil residências.

A energia gerada pelo parque eólico será usada integralmente para abastecer o parque industrial químico de Da’an, garantindo suprimento limpo e estável para a produção de hidrogênio e amônia verdes.

Fonte: IT Home