Desde o ano passado, diante de um século de mudanças e uma pandemia, a China coordenou ativamente a prevenção e o controle da pandemia, além do desenvolvimento econômico e social, demonstrando novos olhares a alcançando novos resultados na aceleração da construção de um novo padrão de desenvolvimento.
No relatório de trabalho do governo referente ao ano de 2021, apresentado durante as Duas Sessões, o mais importante evento político da China, é possível destacar os seguintes pontos: aumento das despesas com P&D em 15,5%, mais de 150 milhões de entidades de mercado, capacidade instalada de energia renovável excedendo 1 bilhão de kW.
Neste relatório, também há uma série de dados que demonstram o avanço chinês na inovação, meio ambiente, e na determinação a avançar para um desenvolvimento de alta qualidade.
Confiar na inovação é a chave para melhorar a qualidade do desenvolvimento. O relatório de trabalho do governo propõe implementar um plano de dez anos para pesquisa básica, aumentando a taxa de dedução das PMEs de base tecnológica de 75% para 100%, e implementando incentivos fiscais para as empresas investirem em pesquisa básica, além de uma série de medidas que foram tomadas para otimizar e modernizar as indústrias.
De certa forma, o investimento em I&D é considerado um indicador importante para medir a inovação. De 2012 a 2021, o investimento nacional em P&D aumentou de 1,02 trilhão de yuans para 2,79 trilhões de yuans, e a proporção do PIB aumentou de 1,97% para 2,44%.
A atual escassez de talentos técnicos de alta qualidade tornou-se um dos “pontos problemáticos” para o desenvolvimento de algumas empresas.
Wang Juanling, vice-presidente da Universidade Agrícola de Shanxi, observou que o relatório propõe continuar a realizar treinamento de mão de obra qualificada em larga escala, usando o fundo de seguro-desemprego de 100 bilhões de yuans para apoiar a estabilização e treinamento de mão de obra, acelerando o cultivo de talentos urgentemente necessários para o desenvolvimento da indústria manufatureira de alta qualidade.
Fonte: Diário do Povo