O vice-diretor da Administração Nacional de Imigração, Liu Haitao, informou nesta segunda-feira, 19, que a China continuará a otimizar e aprimorar políticas de isenção de visto de trânsito e aumentar as áreas de cooperação com o objetivo de melhorar a conveniência para estrangeiros que vão à China.
Liu Haitao apontou que, ao longo dos anos, a Administração Nacional de Imigração, em conjunto com os departamentos relevantes, têm constantemente expandido o alcance dos países isentos de visto, além de lançar uma série de medidas para facilitar a entrada de estrangeiros na China. Essas políticas se complementam e atuam em sinergia, trazendo benefícios em múltiplas dimensões.
A mudança mais direta é o rápido crescimento no número de estrangeiros que visitam a China. De acordo com estatísticas da Administração Nacional de Imigração, entre janeiro e julho deste ano, o número de estrangeiros que entrou no país por todos os pontos e postos de controle de imigração foi de 17,254 milhões, um aumento de 129,9% em relação ao ano anterior. O número de vistos de chegada emitidos nos pontos e postos da imigração foi de 846 mil, um aumento de 182,9%.
Liu Haitao afirmou que o efeito mais significativo é que isso impulsionou diretamente o mercado de turismo internacional na China. De acordo com dados públicos do Escritório Nacional de Estatísticas de 2023, o consumo médio diário de turistas estrangeiros na China é de RMB 3.459,00, e espera-se que isso possa gerar um consumo superior a RMB 100 bilhões.
A política de isenção de visto de trânsito de 144 horas facilita a entrada conveniente de estrangeiros. Essa política foi implementada em janeiro de 2013, e os países aplicáveis, os pontos da imigração de implementação, o prazo de permanência e as áreas de atividade estão em constante otimização.
A política regional de isenção de visto de entrada ajuda os turistas estrangeiros a diversificar a entrada. Foram lançadas políticas como a isenção de visto de 144 horas para grupos turísticos estrangeiros oriundos de Hong Kong e Macau que entram em Guangdong; a isenção de 144 horas para grupos turísticos de países da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) que entram em Guilin, província de Guangxi, a isenção de 30 dias para cidadãos de 59 países que entram em Hainan, além da isenção de 15 dias para grupos turísticos estrangeiros que chegam por cruzeiro nas províncias costeiras da China. Recentemente, foi introduzida a política de isenção de 144 horas para grupos turísticos estrangeiros de Hong Kong e Macau que entram em Hainan, beneficiando mais de 5,9 milhões de turistas estrangeiros.
A política de visto de entrada em pontos inovadores promove a atração de estrangeiros. As condições para a solicitação de visto em pontos de imigração foram ainda mais flexibilizadas. Estrangeiros que precisam urgentemente entrar na China para atividades comerciais ou visitas podem solicitar vistos de entrada em 100 órgãos de visto em 73 cidades do país. Várias facilidades, como vistos de reentrada para investidores estrangeiros, foram oferecidas, garantindo que os profissionais estrangeiros de negócios possam entrar e permanecer na China conforme desejarem.
Fonte: yicai.com