O e-commerce através de lives se tornou a escolha comum de muitas marcas e empresas neste período de pandemia. No dia 10 de maio, a CEO da Gree Electric Appliances, Mingzhu Dong, fez sua primeira live pelo aplicativo de vídeos Kuaishou. Em 30 minutos, as vendas ultrapassaram R$ 83 milhões (100 milhões de yuans); 100 minutos depois passaram a marca de R$ 166 milhões (200 milhões de yuans). Ao final da live, a CEO já havia vendido um total de R$ 257 milhões (310 milhões de yuans).
O desempenho da CEO provou que o e-commerce com live é adequado para ela e também para a venda de eletrodomésticos, embora os preços sejam mais altos do que os de roupas e produtos de beleza. Em entrevista com o site 36Kr, Mingzhu Dong disse que as lives são agora o melhor veículo de vendas, e levantou a questão sobre o futuro de seus revendedores. “Depois dessa experiência gostaria de experimentar uma outra, com os meus dezenas de milhares de distribuidores que poderão começar a fazer lives.”
Quando falou sobre a live no TikTok do dia 24 de abril, Mingzhu Dong afirmou que foi um fracasso, mas desta vez, no Kwai, ela apresentou com entusiasmo os principais produtos da Gree para o público, resultando em números diferenciados de vendas.
Estratégias diferenciadas
A popularidade do e-commerce através de lives levou os vendedores a utilizarem estratégias competitivas diferentes. O influenciador Jiaqi Li solicitou o registro como marca registrada de sua expressão favorita ao vender produtos: “Oh meu Deus, compre e compre!”, que já é bem conhecida pelos consumidores e muitas vezes os inspira a fazer compras. A solicitação de registro de uma marca comercial sonora significa que apenas Jiaqi Li poderia usar esse slogan ao vender mercadorias em lives, evitando assim o plágio de concorrentes. No momento, o status da solicitação ainda está pendente.
Segundo dados oficiais da Kuaishou, seu e-commerce ajudou mais de 1 milhão de comerciantes off-line, incluindo marcas de luxo, a retomar seus negócios. O Baidu, chamado de “Google chinês”, acaba de anunciar que promoverá ativamente seu serviço de lives em 2020 como uma maneira de construir seu ecossistema móvel. O vice-presidente executivo Dou Shen acredita que seu modelo de live reflete duas metas importantes no segundo semestre de 2020, que são “pessoas” e “serviços”.
O boom das lives na China não é apenas uma atualização da estratégia de marketing de marca, mas também uma grande mudança nos conceitos de vendas de todo o setor de e-commerce.
Fonte: www.36kr.com