Dados divulgados pelo Departamento de Alfândega da China nesta segunda-feira, 14, mostraram que os mercados de exportação dos “Três Novos Produtos” da China abrangem mais de 200 países e regiões, sendo amplamente adquiridos globalmente. Os “Três Novos Produtos” se referem a veículos elétricos, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos.
O diretor do Departamento de Análise Estatística da Alfândega da China, Lv Daliang, informou que, de acordo com as estatísticas alfandegárias, nos primeiros três trimestres deste ano, as exportações chinesas de veículos elétricos, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos atingiram RMB 757,83 bilhões, representando 4,1% do total de exportações do país em valores.
Lv Daliang afirmou que atualmente, a indústria global de novas energias ainda está em fase de rápido desenvolvimento. Os “Três Novos Produtos” exportados pela China, como produtos verdes e de baixo carbono, não apenas enriqueceram a oferta global, mitigaram a pressão da inflação global, mas também fizeram uma enorme contribuição para a transformação verde, transição energética e combate às mudanças climáticas.
“É verdade que alguns países impuseram tarifas adicionais sobre os ‘Três Novos Produtos’ da China. Consideramos que esta é uma abordagem de protecionismo comercial injusta, ilegal e irracional, que acabará afetando o processo de transformação verde e combate às mudanças climáticas.”
Fonte: news.cn