Tecnologia

China publica plano para desenvolvimento da ciência espacial

Plano ciência espacial
Fonte da imagem: Gangue Li/ Xinhua

A Academia Chinesa de Ciências, a Agência Espacial Nacional e o Escritório do Programa de Engenharia Espacial Tripulada da China publicaram conjuntamente nesta terça-feira, 15, o “Plano de desenvolvimento a médio e longo prazo da ciência espacial nacional (2024-2050)”. Este é o primeiro plano de desenvolvimento a médio e longo prazo unificado a nível nacional no campo da ciência espacial da China.

O plano define os objetivos de desenvolvimento da ciência espacial do país. Ele  propõe cinco temas científicos principais e 17 direções prioritárias de desenvolvimento que a China pretende superar, incluindo o universo extremo, as ondulações do espaço-tempo, a visão panorâmica do Sol-Terra, os planetas habitáveis e a descoberta espacial. O documento descreve os planos de tarefas científicas a serem implementadas em três fases, de 2027, 2028-2035 e 2036-2050, formando um roteiro de desenvolvimento da ciência espacial da China até 2050.

Na primeira fase, até 2027, o planejamento é operar a Estação Espacial Chinesa, implementar a exploração tripulada da Lua, a quarta fase do projeto de exploração lunar e o projeto de exploração planetária, formando vários resultados originais com importante influência internacional.

Na segunda fase, de 2028 a 2035, através da implementação das tarefas da primeira fase, pretende-se obter resultados originais que estejam entre os primeiros do mundo. Operar a Estação Espacial Chinesa, discutir e implementar tarefas científicas como a exploração tripulada da Lua, a estação científica lunar, a exploração da fronteira do sistema solar, a exploração do sistema planetário gigante, coletar a amostragem da atmosfera de Vênus, etc.

Na terceira fase, de 2036 a 2050, os principais campos da ciência espacial da China atingirão o nível de liderança mundial. Discutir e implementar até seis grandes tarefas, assim como cerca de 25 tarefas médias.

A implementação do plano espera fornecer um forte apoio para acelerar a realização da pesquisa básica de ciência espacial da China, para que o país obtenha resultados científicos mundiais de nível superior o mais rápido possível, e impulsionar o salto intergeracional da tecnologia espacial.


Fonte: people.com.cn