A XPeng Motors anunciou na noite desta terça-feira, 2, que sua subsidiária, XPeng Guangdong, assinou um acordo de cooperação com a XPeng AeroHT, estabelecendo uma colaboração nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, fabricação, venda e serviços pós-venda de carros voadores. O carro voador está previsto para ser produzido em massa no quarto trimestre de 2025.
A XPeng Guangdong fornecerá serviços de pesquisa e desenvolvimento, consultoria técnica e serviços de agente de vendas para a XPeng AeroHT. De acordo com o anúncio, a XPeng Guangdong fornecerá à XPeng AeroHT serviços de pesquisa e desenvolvimento relacionados à parte terrestre do carro voador antes da produção em massa.
O carro voador XPeng AeroHT Voyager X2 fez frequentes aparições em grandes exposições automotivas e completou seu primeiro voo público em Dubai.
Previsão de produção em massa em 2025
A XPeng Guangdong e a XPeng AeroHT assinaram um acordo de cooperação com vigência a partir de 1º de janeiro de 2024 e com término em 31 de dezembro de 2025.
A XPeng AeroHT está principalmente envolvida na pesquisa e desenvolvimento de carros voadores. Até a data do anúncio, He Xiaopeng, acionista controlador da XPeng Motors, controla a XPeng AeroHT. A XPeng Guangdong é uma subsidiária da Xpeng Motors, especializada em design e desenvolvimento técnico.
O carro voador é composto por duas partes, o corpo terrestre e o corpo voador. A XPeng Guangdong será responsável pela fabricação do corpo terrestre e pela montagem final do carro voador. Antes da produção em massa do carro voador atualmente prevista para o quarto trimestre de 2025, a Xpeng Guangdong fornecerá à XPeng AeroHT serviços de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao corpo terrestre do carro voador e outros serviços de consultoria técnica, além de conceder à XPeng AeroHT a licença de uso de sua propriedade intelectual mediante o pagamento de taxas de licenciamento.
Além disso, a XPeng AeroHT concederá à XPeng Guangdong a licença gratuita de uso de propriedade intelectual relacionada à pesquisa e desenvolvimento e fabricação do corpo terrestre do carro voador. Para atender às necessidades de fabricação do corpo terrestre, a XPeng AeroHT arcará com os custos associados ao aumento e expansão da capacidade de produção da XPeng Guangdong.
Ao mesmo tempo, após a produção em massa do carro voador, a Xpeng Guangdong terá a exclusividade na venda dos produtos de carro voador fabricados e montados pela empresa para XPeng AeroHT, enquanto a XPeng AeroHT venderá os produtos de carro voador através de sua rede de distribuição do grupo de forma não exclusiva.
Economia de transportes de baixa altitude
Com o surgimento do conceito de transporte aéreo urbano, o conceito moderno de carros voadores está se expandindo de veículos terrestres e aéreos híbridos tradicionais para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, sendo cada vez mais apreciado por montadoras, companhias aéreas, empresas de tecnologia e outros em mundo inteiro.
O XPeng AeroHT Voyager X2 foi destaque em várias grandes exposições automotivas em 2023. Segundo informações, o X2 é totalmente feito de fibra de carbono, pode acomodar dois passageiros, tem autonomia máxima de 25 minutos, velocidade máxima de 130 km/h e pode voar a uma altitude de até 1000 metros, sendo projetado para uso de transporte aéreo de curta distância em cidades.
Em 10 de outubro de 2022, o XPeng AeroHT Voyager X2 completou seu primeiro voo público em Dubai, após a obtenção da licença de voo especial da Autoridade de Aviação Civil de Dubai. Isso marcou a primeira exibição pública do X2 na região.
Além da Xpeng Motors, em 26 de junho de 2023, a Guangzhou Automobile Group apresentou o carro voador GOVE durante o evento Dia da Tecnologia. O GOVE é composto por uma base de carro na parte inferior e um dispositivo voador na parte superior. No dia do lançamento, o GOVE realizou seu primeiro voo global, atingindo uma altitude de 18 metros e realizando manobras como pairar no ar e girar 180 graus.
O responsável pelo instituto de pesquisa da Guangzhou Automobile Group afirmou que o GOVE pode decolar e pousar verticalmente, equipado com um sistema de voo de múltiplos rotores para garantir a segurança do voo. A configuração separada do dispositivo voador e da base permite movimento livre da base em todas as direções, com características de compartilhamento, possibilitando a livre combinação do dispositivo voador com a base para decolagens em locais móveis e recarga a qualquer momento.
Fonte: stcn.com
Imagem principal: Site oficial da Xpeng Motors