Tecnologia

Capacidade instalada de energia renovável da China passa de 1,3 bilhão de quilowatts

Energia renovável da China
Fonte da imagem: APchanel/ Adobe Stock

Em 2023, a capacidade instalada de energia renovável da China excedeu historicamente a energia do carvão. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Energia, a partir do primeiro semestre de 2023, a capacidade instalada nacional de energia renovável ultrapassou 1,3 bilhão de quilowatts, atingindo 1,322 bilhão de quilowatts, um aumento de 18,2% em relação ao ano anterior. A capacidade instalada de energia renovável representou cerca de 48,8% da capacidade instalada total da China.

A Associação da Indústria Fotovoltaica da China divulgou hoje dados que mostram que, de janeiro a julho deste ano, a cadeia da indústria fotovoltaica de produção de silício policristalino, chip de silício, baterias, e componentes de módulo ultrapassaram em 80% em relação à produção anual do ano passado. Em termos de produção, de janeiro a julho deste ano, a produção de polissilício foi de 724.000 toneladas, a produção de chip de silício foi de 303,5 GW, a produção de células e chips de bateria foi de 266,6 GW e a produção de módulos foi de 242,2 GW.

Com relação às aplicações e instalações, a capacidade instalada nos primeiros sete meses deste ano excedeu a de todo o ano passado. Nos primeiros oito meses deste ano, a China atingiu 113,16 GW de instalação fotovoltaica, em comparação com 44,47 GW instalados até agosto do ano passado, um aumento de 154,5% em relação ao ano anterior.

Wang Bohua, presidente honorário da Associação do Setor Fotovoltaico da China (CPIA), disse que, no primeiro semestre deste ano, a estrutura instalada de energia fotovoltaica da China é caracterizada pela centralização e distribuição que andam de mãos dadas. “A energia fotovoltaica distribuída instalada após mais de 50% da capacidade total instalada em 2021, o primeiro semestre deste ano continuou a permanecer em mais da metade da participação instalada (52%). A centralizada é distribuída principalmente na parte oeste do país, principalmente pela atração de projetos de geração de energia solar e fotovoltaica de grande base, enquanto a distribuída é distribuída principalmente nas regiões centro e leste da China.”

Exportação de produtos fotovoltaicos

Em relação à exportação, nos primeiros sete meses deste ano, as exportações de produtos fotovoltaicos de chips de silício, chips de bateria e componentes de módulo da China totalizaram US$32,47 bilhões, um aumento de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O repórter da Yicai fez uma comparação dos primeiros seis meses deste ano, verificou um crescimento de 11,6% no valor das exportações de produtos fotovoltaicos e descobriu que julho deste ano está, na verdade, mostrando uma tendência de queda.

De acordo com Wang Bohua, a principal razão por trás disso é, por um lado, que o preço dos módulos e componentes fotovoltaicos caiu mais de 30%. “Além disso, devido ao mercado sobre o declínio do preço, também é esperado para reduzir ainda mais o volume de exportações, as duas principais razões juntas levam à taxa de crescimento de janeiro a julho deste ano do que a taxa de crescimento de janeiro a junho deste ano caiu em cerca de sete pontos percentuais.

“Em termos de exportações de módulos fotovoltaicos, o que permanece inalterado é que o mercado europeu continua sendo nosso maior mercado de exportação de módulos. A mudança está no fato de que o mercado sul-africano entrou pela primeira vez no top 10 das exportações de módulos da China, a Índia saiu do top 10 e as exportações de módulos da China para a Índia caíram drasticamente”, avalia.

Wang Bohua também apontou que, na composição das exportações de módulos fotovoltaicos do ano passado, a participação de outros mercados representou 26%, enquanto nos primeiros sete meses deste ano, a participação aumentou para 38%, indicando que, além dos dez principais mercados de exportação de módulos fotovoltaicos, a participação dos mercados emergentes está expandindo a tendência.

Preço da cadeia da indústria, o primeiro semestre deste ano, as flutuações de preços da cadeia de suprimentos, o declínio geral no principal. Wang Bohua disse que desde o início deste ano, o declínio de preço mais rápido no link em comparação com o preço máximo do ano passado caiu mais de 73%. A partir do recente projeto de licitação, o preço médio dos módulos fotovoltaicos do tipo P é de RMB 1,2 / watt, a oferta é de RMB 1,1 / watt ou mais.

Fonte: Yicai.com
Imagem principal: APchanel/ Adobe Stock