Empreendedorismo

ByteDance, proprietária da Tiktok, inicia oficialmente negócio de e-commerce

A ByteDance confirmou o estabelecimento oficial de um departamento dedicado ao e-commerce para coordenar a operação dos negócios da área em suas diversas plataformas de conteúdo, incluindo Douyin, Toutiao, Watermelon Video, entre outras. Tal medida mostra que o e-commerce se tornou claramente um negócio estratégico da ByteDance.

O recém-criado “Departamento de E-commerce” também recebeu um executivo que nunca havia aparecido em público antes, cujo nome em inglês é “Bob”. Bob trabalhou para o “Helo”, uma mídia social criada pela ByteDance no mercado indiano. No futuro, ele reportará  diretamente a Lidong Zhang, presidente da ByteDance (China), e também se encarregará da estratégia de e-commerce da TikTok.

Com o crescimento explosivo da economia de e-commerce na China na última década, especialmente após o início da pandemia, a expansão da ByteDance no e-commerce se antecipou. Como revelado pela empresa em uma entrevista ao Beijing Business Today, o estabelecimento do departamento de e-commerce é um ajuste comercial normal para atender à demanda de compras dos usuários do Douyin.

De acordo com o “Relatório Estatístico sobre o Desenvolvimento da Internet da China”, divulgado pelo Centro de Informações da Rede Internet da China, em março de 2020, o número de compradores online chineses atingiu 710 milhões, aumentando 100 milhões a partir do final de 2018, representando 78,6% de todos os usuários da Internet. A escala de compradores online através de telefones celulares alcançou 707 milhões, com um aumento de 116 milhões em relação ao final de 2018, representando 78,9% dos usuários de Internet móvel.

Mas a ByteDance aspira a mais. Anteriormente, de acordo com a Reuters News, a ByteDance esperava atingir uma meta de receita de aproximadamente 200 bilhões de yuans (R$ 152 bilhões) em 2020, para assim alcançar a metade da receita de seu concorrente Tencent, que era de aproximadamente 377 bilhões de yuans (R$ 287 bilhões) em 2019. Os dados financeiros da ByteDance em 2020 mostraram que sua receita subiu para cerca de 40 bilhões de yuans (R$ 30 bilhões) no primeiro trimestre de 2020, que aumentou mais de 130% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia também: ByteDance lança aplicativo gratuito de audiolivro com vozes geradas por IA

Fonte: Beijing Business Today

Fonte da foto: ifanr.com