A CB Insights, instituição de pesquisa de dados mais influente na área de capital de risco, divulgou recentemente a lista de classificação “Os Unicórnios Mais Valiosos do Mundo”. A ByteDance ficou em primeiro lugar com uma avaliação de US$ 140 bilhões (R$ 784,58 bilhões). Além disso, as chinesas Didi Chuxing e Kuaishou também estão entre as 10 primeiras avaliadas. Um total de 24 empresas chinesas entraram no top 100.
As empresas unicórnio que entraram na lista referem-se a empresas privadas não cotadas, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,57 bilhões). Em agosto de 2020, haviam 488 empresas unicórnio em todo o mundo, com um valor de mercado total de US$ 1,524 trilhão (R$ 8,49 trilhões). Com base no conceito de “unicórnio”, a CB Insights desenvolveu outros conceitos, como “Decacorn” e “Hectocorn”, para empresas avaliadas em mais de 10 bilhões e 100 bilhões de dólares americanos (R$ 56,10 bilhões e R$ 561,06 bilhões), respectivamente. Há um total de 27 empresas Decacorn na lista.
De acordo com o relatório, a ByteDance, fundada em 2012, se tornou a única empresa Hectocorn com avaliação de US$ 140 bilhões (R$ 778,32 bilhões) e atualmente opera mais de 20 aplicativos, incluindo a popular mídia social de vídeo TikTok. Surpreendentemente, a Ant Financial Group da Alibaba, que atualmente é avaliada de US$ 150 bilhões a 200 bilhões (R$ 841,39 bilhões a R$ 1,12 trilhão), não foi incluída no ranking. Pode ser porque é considerada parte do Grupo Alibaba. Didi Chuxing e SpaceX ficaram em segundo e terceiro lugar no ranking, com avaliações de US$ 56 bilhões e US$ 46 bilhões (R$ 314,17 bilhões e R$ 258,07 bilhões), respectivamente.
Quanto à distribuição industrial, a maioria dos unicórnios está nos setores de saúde e tecnologia financeira. O relatório afirma que existem 66 empresas financeiras unicórnio, apoiadas por capital de risco, com um valor total de US$ 248 bilhões (R$ 1,39 trilhão). Na indústria médica, existem 46 empresas unicórnio com valor total de US$ 116,8 bilhões (R$ 655,28 bilhões).
De uma perspectiva regional, o crescimento das atividades comerciais asiáticas é impressionante. De acordo com o relatório CB Insights, no segundo trimestre, a atividade de transações na Ásia aumentou 20%, enquanto as atividades na Europa e na América do Norte aumentaram apenas 9% e 3%, respectivamente.
Recentemente, o TikTok também divulgou seus dados pela primeira vez, relatando aproximadamente 100 milhões de usuários ativos por mês nos EUA, um aumento de quase 800% em relação a janeiro de 2018, com cerca de 50 milhões de usuários ativos diários. Além disso, os dados mostraram que o TikTok foi baixado cerca de 2 bilhões de vezes em todo o mundo.
Leia mais: Top 10 empresas unicórnios da China em 2020
Fonte: jiemian.com
Fonte da foto: CB Insights