Tecnologia

ByteDance investe no setor de desenvolvimento de chips de Inteligência Artificial na nuvem

Como uma nova onda na indústria da Internet, a ByteDance cresceu rapidamente com os negócios de vídeos curtos (TikTok) e tem reconhecimento amplo no mercado. Neste momento, o desenvolvimento próprio de chips é tendência do mercado, e a empresa começou também a investir nesse setor. De acordo com as mídias, ByteDance está trabalhando em desenvolvimento próprio de chip AI (Inteligência Artificial) para a nuvem e processador Arm (Advanced RISC Machine).

Com base nas notícias publicadas anteriormente, a ByteDance está formando uma equipe de pesquisa relativa a chip AI. Atualmente, existem várias vagas relacionadas a chip nas principais plataformas de recrutamento.

A ByteDance optou por se inserir no mercado de chip a partir do chip AI para a nuvem e processador Arm, pois essa é a principal forma de entrada das empresas de Internet no mercado de chips. Do mercado internacional, desde o lançamento da TPU (Tensor processing unit) do Google em 2016, se tornou uma tendência entre gigantes internacionais da Internet investirem no mercado de chips, e é como um processo indispensável para o crescimento de megaempresas de TI. Estes gigantes da Internet que foram os primeiros a fatiar o mercado também investiram inicialmente em chip AI para a nuvem ou processador Arm.

De acordo com um relatório recente da ABI Research, espera-se que o mercado global de chips AI para a nuvem seja de até 10 bilhões de dólares até 2024. Entretanto, a situação atual do mercado é que a empresa Nvidia ocupa uma vantagem absoluta no mercado de chips AI para a nuvem. Entretanto, para diferentes empresas da Internet, existem variações na demanda de desempenho de chips porque a ecologia dos produtos deles são diferentes. Neste caso, um chip personalizado pode permitir que eles aproveitem melhor o valor da ecologia, portanto os chips autodesenvolvidos se tornaram um caminho de saída.

Analisando a estratégia de negócio de chips disposto atualmente pela ByteDance, eles estão implantando principalmente em chips para a nuvem. Além dos chips mencionados acima, a mídia  Toutiao, submetida a ByteDance, também está se destacando ativamente no mercado de nuvem.

A pandemia de 2020 acelerou a transformação digital das empresas de todos os setores, e o mercado de serviços empresariais, especialmente o mercado de serviços de tecnologia empresarial, explodiu neste contexto. Esta situação também abriu a porta para o modelo de negócio To B de ByteDance, e a plataforma de Volcano Engine (tradução livre) foi um dos produtos oriundos desse modelo.

O mercado acredita que o futuro da computação não será limitado apenas aos grandes centros de dados, mas será distribuído nas áreas de nuvem, computação em borda (Edge computing) e terminais (pode ser qualquer dispositivo final, como smartphone, TV inteligente, auto-falantes, etc.). O modelo distribuído é também o fator central que impulsiona a popularidade da IoT (Internet das coisas), com vários terminais inteligentes usando plataformas de nuvem para realizar a interconexão. Portanto, a expansão para outros mercados que não seja o mercado de nuvem pode permitir que o negócio de chips da ByteDance vá mais longe.

 

 

Fonte: 36Kr; Conta Oficial no Wechat: SemiInsights, ID: icbank