A BYD está na liderança do mercado chinês de veículos de nova energia (NEV). De acordo com os dados da China Automobile Association, a participação de mercado de NEVs da BYD atingiu 17,1% em 2021, um aumento de quase 8% durante o ano.
No mercado de veículos de passageiros de nova energia, a BYD ocupa o primeiro lugar na lista anual de vendas por atacado da CPCA, acima da Tesla e da SAIC-GM-Wuling.
BYD é a primeira empresa automobilística do mundo interromper produção de veículos a combustível
No dia 3 de abril, a montadora chinesa BYD anunciou que irá interromper a sua produção de veículos a combustível, assim se tornando a primeira empresa automobilística do mundo a parar a produção de veículos a combustível tradicionais.
No futuro, a BYD se concentrará no negócio de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in no setor automotivo.
Os NEVs se tornaram o principal produto do setor automobilístico da BYD. O relatório de produção e vendas mostra que, a partir de junho de 2021, a taxa de crescimento homóloga das vendas acumuladas de veículos a combustível começou a ficar negativa.
Nos primeiros três meses deste ano, as vendas de veículos de nova energia da BYD foram de 286.300 unidades, 422,97% maior do que o ano passado; enquanto as vendas de veículos a combustível foram de apenas 5.049 unidades, uma queda ano a ano de 89,78%. Além disso, a partir de março, nenhum veículo a combustível foi produzido.
BYD e Shell anunciam parceria para desenvolver serviços de carregamento na China e na Europa
BYD não está ativa apenas no país asiático, ela também atua no exterior, como por exemplo a parceria com a Shell na Europa.
A BYD e a Shell assinaram um acordo de parceria estratégica global para promover a transição energética e aprimorar a experiência de carregamento dos usuários de veículos elétricos puros (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) da empresa chinesa.
A parceria entre as duas empresas atuará em diversas áreas, como o estabelecimento de uma parceria de Provedores de Serviços de Mobilidade (MSPs) na Europa. A Shell fornecerá serviços de associação para clientes pessoais e empresariais da BYD no futuro, cobrindo mais de 275 mil terminais de carregamento em sua rede. A BYD e a Shell também desenvolverão solução de frota e serviços de cobrança dedicados para clientes de BYD na Europa.
BYD no Brasil
Depois de entrar na Colômbia, Uruguai, Bahamas, República Dominicana e Costa Rica, a montadora chinesa BYD recentemente trouxe seu veículo elétrico BYD Han EV ao Brasil oficialmente, expandindo ainda mais o seu território na América Latina e no Caribe.
A versão de alto desempenho 4×4 do carro-chefe da BYD, Han EV chegou no Brasil desta vez com uma aceleração que vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, com um alcance em NEDC de 550 km.
A BYD prevê que até o final deste ano, a BYD Brasil tenha cobertura de negócio em 45 grandes cidades do Brasil, além de planejar ter 100 revendedores até o final de 2023.