Empreendedorismo

BYD, Geely e Great Wall somam R$ 70 bi em lucros em 2024; meta do setor para 2025 é 15,8 milhões

Lucros BYD 2024
Fonte da imagem: Xu Qin/ Xinhua

A indústria automotiva chinesa encerrou 2024 com alta no faturamento, mas rentabilidade ainda limitada. Segundo levantamento do CarThings com base nos balanços financeiros mais recentes, 11 montadoras chinesas somaram receita de 1,89 trilhão de yuans, mas obtiveram lucro líquido de apenas 47,2 bilhões de yuans, o que representa uma margem de 2,49%.

O lucro consolidado avançou 35,3 bilhões de yuans em relação a 2023, mas os dados mostram um setor dividido. Grupos como BYD, Geely e Great Wall mantiveram margens positivas. Já as chamadas “novas forças”, como NIO, XPeng e Xiaomi, ampliaram receita, mas seguiram no prejuízo.

Montadoras tradicionais concentram lucro

A BYD liderou em receita e rentabilidade ao registrar 777,1 bilhões de yuans e lucro líquido de 40,2 bilhões, com margem bruta de 19%. A Geely, segunda em faturamento, alcançou 240,2 bilhões em receita e lucros de 16,6 bilhões. A Great Wall fechou com lucro líquido de 12,7 bilhões e margem de 19,5%.

Juntas, essas três empresas responderam por quase 70 bilhões de yuans em lucros, enquanto as novatas do setor registraram perdas relevantes.

Startups ampliam receita, mas operam no vermelho

Entre as sete montadoras emergentes analisadas, apenas a Seres (AITO) e Li Auto fecharam 2024 com lucro. A Seres superou 145 bilhões de yuans em receita, com avanço de 305% e margem bruta de 25,7%, a maior do setor.

A Li Auto lucrou 8 bilhões de yuans, mesmo com queda de 31,9% sobre 2023. NIO, XPeng, Xiaomi e Leapmotor somaram prejuízo superior a 37 bilhões de yuans. A NIO liderou as perdas com resultado negativo de 22,4 bilhões, mesmo com crescimento de 18% na receita.

Investimento em tecnologia acelera competição

O setor intensificou o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). A BYD liderou em valor absoluto, com 54,2 bilhões de yuans destinados à área, alta de 36% em relação ao ano anterior. A Xiaomi, que ingressou no mercado em 2024, aplicou 24,1 bilhões, montante que inclui outras divisões do grupo.

A NIO destinou 13 bilhões de yuans ao P&D, o equivalente a 20% de sua receita, a maior proporção entre as montadoras analisadas. A empresa reforçou sua estratégia de diferenciação por inovação, mesmo diante das perdas recorrentes.

Seres lidera em margem bruta; GAC recua

A Seres obteve a maior margem bruta do setor, com 25,7%, seguida por Li Auto (20,3%), Great Wall (19,5%) e BYD (19,4%). Na outra ponta, a GAC registrou 3,9% de margem e viu seu lucro líquido cair 81%, encerrando o ano com 824 milhões de yuans.

Setor vende 13,4 milhões de veículos e projeta 15,8 milhões para 2025

As 11 montadoras venderam 13,4 milhões de veículos em 2024. A BYD entregou 4,27 milhões de unidades, superando sua meta. A Leapmotor dobrou as entregas e alcançou 290 mil veículos. A Xiaomi, em seu primeiro ano completo, vendeu 136 mil unidades.

Para 2025, nove montadoras projetam entregar 15,88 milhões de veículos, aumento de 4 milhões em relação ao ano anterior. A BYD pretende atingir 5,5 milhões de unidades. A Xiaomi planeja mais que dobrar a produção e chegar a 350 mil veículos.

NIO, XPeng e Leapmotor anunciaram que buscarão a lucratividade em 2025, desafiadas por margens estreitas, concorrência intensa e pressão por inovação tecnológica.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 36kr