Negócios

BYD China assumirá controle total da Denza, enquanto Mercedes-Benz sai de joint venture no país

BYD China assumirá controle total da Denza, enquanto Mercedes-Benz sai de joint venture no país
Yan Linyun/ Xinhua

A BYD da China planeja assumir o controle total da Denza, sua joint venture de veículos elétricos premium com o grupo alemão Mercedes-Benz, consolidando sua posição como um grande player no mercado de veículos de nova energia de alto padrão.

A BYD está aguardando aprovação regulatória para adquirir os últimos 10% da Denza que ainda não possui, em um acordo que deverá ser concluído antes do final do ano, conforme apurou o Yicai junto à empresa com sede em Shenzhen.

De acordo com dados divulgados na plataforma de informações corporativas Tianyancha, em 14 de setembro, a Denza recentemente se tornou uma subsidiária integral da BYD, e o executivo da Mercedes-Benz, Hans Georg Eegel, renunciou ao conselho de administração da Denza.

A Denza não descarta a possibilidade de colaborar com a Mercedes-Benz em outros setores no futuro, disse a BYD, acrescentando que também pode explorar outras oportunidades de cooperação no campo dos carros elétricos com a montadora baseada em Stuttgart.

A Denza foi fundada em 2010 como uma joint venture 50-50 entre a BYD e a predecessora da Mercedes-Benz, a Daimler. A primeira era responsável por fornecer baterias, motores e tecnologias de controle elétrico, enquanto a segunda se encarregava da fabricação dos veículos.

O primeiro modelo produzido em massa pela Denza, o Denza 300, chegou ao mercado em setembro de 2014. Suas vendas anuais não ultrapassaram 3.000 unidades entre 2015 e 2018.

Em julho de 2022, a BYD comprou uma participação de 40% na Denza da Mercedes-Benz e nomeou seu presidente, Wang Chuanfu, como o novo presidente da joint venture, substituindo Hubertus Troska. Com esse movimento, a BYD assumiu as operações da Denza.

Em agosto daquele ano, a Denza lançou o D9, um grande veículo multiuso de luxo, com preços entre 329.800 yuans e 459.800 yuans (US$ 46.460 e USD 64.775). Posteriormente, lançou dois veículos utilitários esportivos, o N7 e o N8.

As vendas da Denza totalizaram 127.253 unidades no ano passado e 79.753 unidades nos primeiros oito meses deste ano.

No evento de lançamento do Denza Z9 GT, em 20 de agosto, Wang disse que a Denza se tornou um elo crucial na matriz de marcas da BYD, integrando recursos das séries Dynasty, Ocean e Fang Cheng Bao da empresa, e fornecendo uma base sólida para sua marca de alto padrão, Yangwang.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global