Matéria publicada originalmente no dia 16 de agosto de 2022
A empresa chinesa EV e a fabricante de baterias BYD planejam investir 28,5 bilhões de yuans (US$ 4,2 bilhões) em uma série de projetos de baterias em Yichun, na província de Jiangxi.
O empreendimento resultará em uma produção anual de 30 GWh de baterias de energia, um projeto de carbonato de lítio com uma produção anual de 100 mil toneladas, bem como um projeto de desenvolvimento de minas de lítio, conforme demonstra a declaração do governo local em 15 de agosto.
BYD é a terceira grande empresa de energia a estabelecer projetos em Yichun, depois de CATL e Gotion High-Tech.
Os recursos de lítio em Yichun existem sob a forma de lepidolita, que é um mineral de lítio comum. De acordo com o site oficial de Yichun, no ano passado, a produção das empresas que extraem carbonato de lítio da lepidolita na cidade excedeu 83 mil toneladas, respondendo por 28% da produção total da China. O carbonato de lítio é utilizado principalmente para produzir materiais catódicos para baterias de fosfato de lítio e ferro.
Em abril e maio deste ano, CATL e Gotion High-Tech ganharam os direitos de exploração de alguns solos de cerâmica contendo lítio na província de Jiangxi, com preço de 865 milhões de yuan e 460 milhões de yuan, respectivamente. A CATL disse que os direitos de exploração da mineração de lítio obtidos em Yichun são equivalentes a mais de 6,6 milhões de toneladas de carbonato de lítio, e a empresa esperava colocá-lo em produção em um curto espaço de tempo.
No ano passado, os preços das matérias-primas das baterias como o lítio continuaram a subir, levando a um aumento no custo das baterias de energia e a uma queda acentuada nos lucros das empresas de baterias. A fim de garantir a estabilidade da cadeia de fornecimento de baterias, a BYD e outras empresas adotaram várias medidas.
Em março deste ano, a BYD anunciou que planeja gastar 3 bilhões de yuans para adquirir mais de 5% do capital do Shengxin Lithium Group, o maior minerador de lítio da China, como um investidor estratégico. Em julho, a BYD concluiu sua participação acionária na Anda Energy, tornando-se a nona maior acionista do fabricante de fosfato de lítio com uma relação acionária de 2,11%.
A BYD também investiu fortemente na expansão da produção este ano. Antes da assinatura desta cooperação em Yichun, a BYD anunciou cinco novos projetos de baterias este ano, com uma capacidade de produção planeada de 172 GWh.
De acordo com dados do SNE Research, um instituto de pesquisa sul-coreano, a BYD carrega baterias de 24 GWh em veículos no primeiro semestre deste ano, respondendo por 12% do mercado global, o que representa um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A empresa também saltou do quarto para o terceiro lugar no mercado global de baterias de energia no ano passado.
Fonte: Xinhua
Imagem principal: Divulgação/BYD