A Rede Cainiao planeja atender mais de 1.000 cidades no Brasil dentro dos próximos três anos. O braço logístico do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba Group Holding se prepara para implantar um conjunto completo de serviços de entrega rápida nos países da América do Sul.
A Cainiao também pretende aumentar o número de centros de logística no Brasil para 10, a partir do atual, em sete estados e criar 1.000 armários inteligentes de entrega em 10 grandes cidades até 2025, de acordo com um projeto de três anos divulgado pela empresa sediada em Hangzhou. A Cainiao tem outros dois centros de triagem no México e no Chile.
O gigante da logística, que está presente no Brasil desde 2018, só começou a operar no terreno, anteriormente com um pacote completo de serviços, como correios internacionais, desembaraço aduaneiro e entregas de última milha, para o mercado eletrônico AliExpress e Alibaba este ano.
“Através da parceria com a Cainiao, mais marcas brasileiras poderão capitalizar as extraordinárias oportunidades no mercado consumidor chinês”, disse Augusto Souto Pestana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Os clientes da Cainiao em São Paulo agora podem receber encomendas enviadas localmente em tão pouco tempo, quanto um dia, disse o funcionário.
E acrescentou também adicionar mais rotas aéreas e marítimas Brasil-China. A empresa opera atualmente oito voos fretados por semana que transportam principalmente café brasileiro, nozes e própolis para a China.
O Brasil é um dos mais importantes mercados emergentes para o comércio eletrônico. Seu faturamento com compras online foi de US$ 26,1 bilhões no ano passado. E o número de pessoas que fazem compras on-line saltou 40% em 2020 em relação ao ano anterior devido à Covid-19 e às mudanças nos hábitos de consumo, de acordo com o relatório eEbit Webshoppers de 2021.
Fonte: Guandian