Economia

Banco Central da China diz que a propagação do risco da Evergrande é controlável

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, Zou Lan, diretor do Departamento de Mercados Financeiros do Banco Central, disse, durante uma entrevista coletiva sobre estatísticas de dados financeiros do terceiro trimestre que, do passivo total do Evergrande Group, o financeiro é inferior a um terço.

Os credores também estão relativamente dispersos e as instituições financeiras individuais têm pouca exposição ao risco. No geral, o risco para o setor financeiro é controlável.

Zou Lan afirmou que os ativos totais do Evergrande Group ultrapassam 2 trilhões de yuans, dos quais cerca de 60% são projetos de desenvolvimento imobiliário, envolvendo mais de 1.000 subsidiárias de projetos com pessoas jurídicas independentes.

Nos últimos anos, a empresa tem sido mal administrada e não conseguiu acompanhar a mudança do mercado, mas se diversificou e se expandiu às cegas, causando sérias deteriorações em seus indicadores operacionais e financeiros.

Ele ainda disse que os problemas do Evergrande Group são um fenômeno isolado no setor imobiliário. Após o controle do mercado imobiliário nos últimos anos, especialmente após o estabelecimento de um mecanismo imobiliário de longo prazo, o mercado chinês manteve os preços dos terrenos, habitação e expectativas estáveis.

A maioria das empresas imobiliárias está operando de forma estável e têm bons indicadores financeiros, mantendo um setor imobiliário saudável.

Em resposta a essas circunstâncias, o Banco Popular da China e a Comissão Reguladora de Banco e Seguros da China convocaram um simpósio de financiamento imobiliário no final de setembro, com finalidade de orientar os principais bancos a compreender e implementar com precisão o sistema de gestão financeira imobiliária.

Isso vai manter a distribuição estável e ordenada do crédito imobiliário, e manter o desenvolvimento saudável do mercado.

 

Fonte: The Paper