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Baixas temperaturas e dificuldade no carregamento de bateria retardam vendas de carros elétricos no norte da China

Carros elétricos da China

Na China, o maior mercado automobilístico do mundo, o setor de veículos de nova energia (NEV) intensificou o rápido desenvolvimento nos últimos anos, à medida que o país se compromete a modernizar o transporte verde, mas ainda há uma paisagem desequilibrada em um grande país com padrões climáticos e terrenos variados.

No norte do país, onde a temperatura pode cair para -20°C no inverno, os NEVs podem se tornar uma dor de cabeça para os proprietários devido à redução da quilometragem e à inconveniência no carregamento da bateria.

Huang, um proprietário de veículo elétrico BYD baseado em Hohhot, Região Autônoma do Norte da China, disse ao Global Times que o alcance de seu carro encolhe pela metade na estação do inverno, de 500 quilômetros para apenas 200 quilômetros.

“Tenho que carregá-lo com frequência, mas meu apartamento não tem infraestrutura para instalar uma pilha de carga privada, então é uma grande dor de cabeça para mim porque tenho que enfrentar o tempo frio”, disse Huang.

De acordo com testes realizados pela aplicação Dongchedi em 60 modelos de veículos elétricos (EVs) convencionais no inverno sob a temperatura de menos 15 C, sua faixa média poderia atingir apenas 48,5% da quilometragem anunciada oficialmente pelas montadoras.

“O clima frio não é amigável para baterias e o ar condicionado interno dos carros intensificam o consumo de eletricidade, o que explica a lenta penetração do EV no nordeste da China e noroeste da China”, disse Cui Dongshu, secretário geral da Associação de Automóveis de Passageiros da China ao Global Times. Ele acrescentou que os fabricantes de automóveis e baterias precisam aumentar os esforços para melhorar o desempenho das baterias em condições climáticas extremas.

O noroeste e o nordeste da China são as duas áreas mais baixas em termos de taxa de penetração de VE com 15,39% e 9,73%, respectivamente, muito menos do que a média de 25,22% em todo o país, de acordo com estatísticas do Gasgoo.com, um site da indústria automobilística.

Além da diminuição da faixa de penetração, a infraestrutura de cobrança no norte fica muito atrás do sul mais quente.

Feng, um proprietário de um modelo da Tesla baseado em Xangai, disse ao Global Times que não se preocupa em cobrar quando viaja em províncias próximas a Xangai, como Jiangsu e Zhejiang da China Oriental.

Mas quando ele fez a viagem pela estrada até sua cidade natal em Changchun, capital da província de Jilin, no nordeste da China, a falta de pilhas de carga disponíveis poderia ser um problema. “Tenho que planejar minha rota com antecedência, para seguir o caminho com as estacas mais carregadas que puder”, disse Feng.

Em setembro de 2022, a província de Guangdong, no sul da China, o centro econômico, tinha construído a maior rede de carregamento de veículos elétricos da China, incluindo 345.126 estacas de carregamento público e 19.116 estações de carregamento, de acordo com dados da Aliança de Promoção da Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos da China (EVCIPA, sigla em inglês).

“A construção de infraestrutura para NEVs no norte da China, especialmente nas cidades menos desenvolvidas, não pôde seguir o ritmo da crescente indústria NEV, que não é um problema novo e poderia ser resolvido”, disse Cui.

Tomando Jilin como exemplo, a província está procurando implantar 500 EV de carga, estações de troca de baterias e 10.000 placas de carga até 2025, para atender a demanda de mais de 100.000 unidades de EVs, de acordo com o 14º Plano Quinquenal de Energia da província.

Dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da China mostraram que as vendas de NEVs da China chegaram a cerca de 6,89 milhões de unidades em 2022, disparando 93,4% em relação ao ano anterior. Sua participação no mercado de automóveis da China atingiu 25,6% no ano passado, 12,1 pontos percentuais a mais que em 2021.

Fonte: 21st Century Business Herald