Tecnologia

Baidu recebe primeira licença para operar ônibus autônomos na China; cidadãos de Chongqing podem agendar para experimentar a viagem

O distrito de Yongchuan da cidade de Chongqing organizou na segunda-feira, 12 de março, a cerimônia de lançamento da operação de ônibus autônomos de Baidu e assinatura da parceria estratégica para o projeto de transporte inteligente, de acordo com a mídia, IThome. No dia do evento, o primeiro projeto de demonstração de ônibus autônomos na China foi oficialmente publicado em Yongchuan, Chongqing.

O IThome soube que, os cidadãos de Chongqing podem fazer reserva através das plataformas como Apollo Go, Baidu Maps, Serviço Comunas de Yongchuan e outros aplicativos, para experimentar a viagem de ônibus autônomos. A rota de operação passa por estações como Yongchuan Shenv Lake, Chongqing Agriculture Mechanisation School, Xinglong Lake, Chongqing University of Arts and Sciences East Gate, Yongchuan Guanyinshan Park e outros locais, com uma quilometragem bidirecional de quase 10 km.

Em agosto de 2019, durante a Smart China Expo (SCE, sigla em inglês), foi lançado em Yongchuan o projeto “Base de testes e operações de condução autônoma do oeste”, realizado em parceria entre o Governo do distrito de Yongchuan, a empresa Baidu e o Ministério Público de Chongqing. Em agosto de 2020, a primeira fase do projeto foi concluída e posta em funcionamento, com capacidade para transportar 200 veículos de condução inteligente ao mesmo tempo.

Atualmente, a base já possui táxis, ônibus, circular turismo e outros tipos de veículos autônomos, tendo obtido 13 licenças de operação de teste tripulado de condução automática na cidade de Chongqing, tornando-se uma base de teste e demonstração para veículos autônomos com maior escala e nos diversos cenários de aplicação na região oeste da China.

Em 12 de abril, com a entrada em operação comercial da primeira linha de ônibus autônomos da China em Yongchuan, a base criará três “títulos pioneiros” no país. O primeiro é a primeira base de teste aberto de autônomos do nível 4 no país; o segundo é o primeiro sistema de serviços de ensaio de toda a cadeia que integra “laboratório, estrada fechada, estrada aberta e simulação virtual” no país; e em terceiro lugar, a primeira base de operações de demonstração de ônibus autônomos no país.

 

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome