Cultura

Atletas da equipe de natação da China têm a maior média de testes antidoping antes dos Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos China
Fonte da imagem: Xia Yifang/ Xinhua

A Federação Internacional de Natação (FINA) divulgou em 23 de julho os resultados de seu extenso trabalho de testes antidoping pré-olímpicos para os atletas participantes dos Jogos Olímpicos de Paris, afirmando que a equipe de natação da China foi submetida à maior densidade de testes, com uma média de 21 testes por atleta em um período de seis meses.

Este foi o programa de testes antidoping pré-olímpicos mais abrangente e rigoroso da história. “Desde 1º de janeiro de 2024, a FINA realizou um total de 2145 testes em atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Paris, e, juntamente com os testes realizados por outras organizações antidoping, os atletas olímpicos sob a jurisdição da FINA foram submetidos a um total de 4774 testes, com uma média de 3,4 testes por atleta.”

O comunicado destacou especialmente que os atletas da equipe de natação da China tiveram a maior média de testes no mundo durante esse período. “Dos 31 atletas da equipe de natação da China que participarão dos Jogos Olímpicos de Paris, cada um foi submetido a pelo menos 10 testes antidoping pela FINA, com uma média de 13 testes por atleta”, segundo o comunicado. Durante o mesmo período, a FINA realizou 418 testes. “Incluindo a FINA e outras organizações independentes antidoping, os nadadores chineses foram submetidos a pelo menos 8 testes fora da competição, todos usando laboratórios na Europa reconhecidos pela Agência Mundial Antidoping (WADA).”

Se incluirmos os testes realizados por outras organizações antidoping, os nadadores chineses foram submetidos a uma média de 21 testes por atleta desde 1º de janeiro de 2024, enquanto os 46 nadadores americanos tiveram uma média de apenas 6 testes antidoping por atleta, e os 41 membros da equipe australiana tiveram uma média de apenas 4 testes por atleta.

Na verdade, outras sete equipes de natação, incluindo a Itália, o Reino Unido, a França, com mais de 20 atletas cada, tiveram uma média de testes entre 4 e 5 por atleta.

Fonte: news.cn