Tecnologia Cultura

Ano Novo Chinês no espaço! Astronautas chineses comemoram a data pela primeira vez

Nesta segunda (31/01), os chineses comemoraram o Ano Novo Chinês. Porém, não apenas os chineses aqui na Terra celebraram a  chegada do Festival da Primavera. Os tripulantes da espaçonave Shenzhou-13, Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu, também comemoram o Ano do Tigre direto do espaço.

A estação espacial da China foi toda decorada de vermelho, com posters tradicionais chineses do Festival da Primavera e desejos de felicidade. Uma atmosfera festiva tomou conta da tripulação.

O lançamento do Shenzhou-13 foi no dia 16 de outubro de 2021, às 00:23:56, horário de Pequim, e foram levados muitos artigos de Ano Novo em sua bagagem, só para os Jiaozi (ou dumplings), foram levados sabores diferentes. Para saber mais sobre comidas típicas no Ano Novo Chinês, clique aqui. 

Os astronautas também disseram que assistirão à Gala do Festival da Primavera com todos esta noite, junto com o povo que estão na Terra, e que desejam um Feliz Ano Novo Chinês a todos.

Comemorações de Marte

Além dos astronautas, a sonda Tianwen-1 não podia ficar de fora da comemoração. Na véspera do Festival da Primavera, a sonda chinesa que está em Marte enviou um conjunto de vídeos de selfie da órbita do planeta vermelho para desejar Feliz Ano Novo ao povo chinês.

Fonte: IT Home

Tianwen-1 chegou a Marte no dia 29 do décimo segundo mês lunar do ano passado, o dia 10 de fevereiro de 2021, e implantou com sucesso a captura e frenagem, tornando-se o primeiro satélite artificial de Marte da China, iniciando uma viagem de exploração científica. Hoje Tianwen-1 também faz um ano lunar de exploração.

A sonda Tianwen-1 está em órbita há 557 dias, cerca de 325 milhões de quilômetros da Terra. Já o rover marciano Zhurong está em operação faz 255 dias marcianos, acumulando 1524 metros de exploração.

Atualmente, a missão Tianwen-1 retornou um total de cerca de 600 Gb de dados científicos originais, os dois dispositivos da missão estão em boas condições e funcionando normalmente.

 

Fonte: IT Home; Zaker