A China adicionou 10 novas profissões à lista de ocupações necessitadas no país em 2020. As atividades estão relacionadas principalmente às áreas de Tecnologia e Saúde. No dia 11 de maio, o Centro de Instrução Técnica para Treinamento em Emprego da China divulgou um relatório com proposta de inclusão de 10 novas profissões que poderão ser tendência para os próximos anos. Veja abaixo:
-
Pessoal técnico de engenharia de Blockchain
Pessoal técnico e de engenharia envolvido no projeto da arquitetura blockchain, tecnologia subjacente, aplicação de sistema, teste do sistema, implantação, operação e manutenção do sistema.
-
Assistente de serviço rede comunitária
Profissional que atua no gerenciamento de rede das cidades para inspecionar, verificar, relatar, descartar instalações municipais de engenharia (públicas), aparência da cidade, questões ambientais e de gerenciamento social, além de coletar, analisar e descartar informações relevantes.
-
Profissional de marketing na Internet
A nova ocupação que mais chama a atenção é o profissional de marketing na Internet. As principais tarefas incluem a criação de cenários de marketing digital, a promoção por multiplataforma de produtos, através de lives ou vídeos curtos. Os profissionais que trabalham com a produção de lives aumentando sua influência através da comunicação, e fortalecem a atividade coletiva, ajudando a converter a atenção em compras. Como as lives crescem na China, o anúncio foi muito bem recebido pelos internautas.
4. Testador de segurança da informação
O profissional deve descobrir os problemas de segurança e apresentar sugestões de aprimoramentos para proteger a rede e o sistema contra ataques maliciosos.
-
Operador de aplicativos blockchain
Usa a tecnologia e as ferramentas blockchain para se envolver na operação do sistema de cenários como assuntos governamentais, finanças, assistência médica, educação e pensão.
-
Testador de ácido nucléico
Devido à pandemia, a função de testador de ácido nucléico transformou em uma nova profissão. A nova demanda por esses profissionais foi gerada a partir da grande necessidade de detecção de ácido nucléico para o diagnóstico da Covid-19.
-
Profissões e funções relacionadas ao ensino à distância
Também devido ao coronavírus e a mudança na rotina de trabalho e estudo gerou uma nova profissão. O mercado de ensino à distância cresceu exponencialmente, transformando-se em uma das “indústrias mais quentes” na era pós-pandemia e criando mais oportunidades de emprego.
-
Assistente de saúde comunitária
Esse profissional usa conhecimentos e habilidades em saúde e Internet para se engajar no gerenciamento de arquivos de saúde da comunidade, treinamento de missão de saúde, consulta de saúde, entre outros.
-
Avaliador de saúde de idosos
Auxilia no cuidado aos idosos com atividades de saúde, avaliando capacidade de atividade vital, capacidade cognitiva, medição do estado mental e pessoal de avaliação de necessidades de cuidados de saúde.
-
Operador de equipamento de fabricação aditiva L (impressão 3D)
Pessoal envolvido na instalação, comissionamento, reparo e manutenção de equipamentos de fabricação de aditivos, bem como nas operações de produção e gerenciamento de operações.
Leia mais: CEO chinesa vende R$ 257 milhões em live
Fonte: www.mohrss.gov.cn