De acordo com a mídia chinesa CEWEEKLY.CN, armários self-pickup para café da manhã têm se tornado cada vez mais populares em Xangai. Este tipo de armário para café da manhã é projetado principalmente para diminuir a correria dos funcionários de escritório, e são instalados no caminho para o trabalho.
Depois que um pedido for feito pelo aplicativo, leva apenas dois minutos para receber o código da refeição e um lembrete de telefone, logo depois a refeição estará pronta para ser retirada nos armários. Com 10 RMB (equivalente a R$ 8,30) pode-se comprar um café da manhã com panquecas, frutas, café e leite de soja.
Uma responsável desse tipo de armários informou que a loja foi inaugurada em julho de 2019, em junho já teve o retorno de todo o capital investido. No momento, as vendas diárias estão na faixa de 700-800 pedidos, e as vendas em um único dia de uma única loja podem chegar a cerca de 9.000 yuans (R$ 7.456,94). Como o preço unitário dos produtos de café da manhã é baixo e o custo de entrega durante os horários de pico é relativamente alto, ele se tornou um ponto problemático de longo prazo no mercado de serviços de café da manhã. Por meio do mecanismo de compartilhamento dos armários de entrega de comida e de coleta automática, o custo também é distribuído e a eficiência da entrega é aprimorada.
É relatado que o custo de cada armário inteligente, excluindo os custos de mão de obra e gerenciamento, é a cerca de 20.000 yuans (R$ 16.570,97). Durante a fase de teste, partes cobram a taxa de entrega aos entregadores, mas os clientes não precisam arcar com quaisquer custos adicionais.
O modo de “pedir online e retirar nos armários” também tem sido bem aplicado em outros cenários, como supermercados e lojas de conveniência. Ao mesmo tempo, com a ajuda de armários self-pickup, as plataformas de entrega de comida chinesa também estão capacitando as empresas de catering (restaurantes de bufê). Por exemplo, a Meituan montou 10 armários inteligentes para várias lojas de catering e 90 deles em edifícios comerciais. Os armários inteligentes da empresa Ele.me também foram implantados em 90 locais em Xangai, e cerca de 3.000 conjuntos devem ser implantados em Xangai dentro de três anos.
Hoje, com a melhoria do poder aquisitivo das pessoas, o mercado de serviços de café da manhã começa movimentar-se para um cenário de consumo diversificado. Algumas instituições previram que até 2021 o consumo total de alimentos para o café da manhã pela população chineses chegará a 1,948 trilhão de yuans (R$ 1,617 trilhão).
Fonte: Tencent News