Várias das principais plataformas chinesas de entrega de comida, como a Meituan e a Ele.me, lançaram um produto refeição “meia porção”. A opção de um prato menor é uma forma de evitar o desperdício de alimentos e encorajar consumidores a comprarem pacotes de refeições individuais personalizadas. Ainda não se sabe ao certo como funcionará o novo produto, principalmente o preço e as taxas de entrega.
O movimento começou após o lançamento da campanha “Clean Your Plate” (limpe seu prato, na tradução literal) pelo presidente da China, Xi Jinping, para combater o desperdício de alimentos no país. Xi Jinping citou um poema antigo da Dinastia Tang (618-907 DC) muito conhecido na China, “Quem sabe que no prato, cada grão significa dificuldade”, que enfatiza os esforços feitos pelos agricultores da antiguidade, e hoje em dia, é usado em um apelo ao respeito aos alimentos e contra o desperdício.
Xi Jinping também destacou a necessidade de fortalecer a legislação e a supervisão, e estabelecer um mecanismo de longo prazo para eliminar, definitivamente, o desperdício de alimentos, especialmente na era pós-pandemia. É necessário fortalecer ainda mais a publicidade e a educação, cultivar com eficácia o hábito de economizar e criar em toda a sociedade um clima de “vergonha de desperdiçar e orgulho de economizar”. A instrução foi logo respondida ativamente por organizações e empresas de todo o país.
Leia mais: TikTok, Kwai e Douyu proíbem lives com desperdício de alimentos
Fonte: 36 Kr