O aplicativo de fitness chinês “Keep” se tornou o primeiro unicórnio em esportes na China. A empresa de tecnologia esportiva Keep anunciou no dia 19 de maio que concluiu a Série E de financiamento com R$ 460 milhões (US$ 80 milhões). A avaliação dessa rodada ultrapassou US$ 1 bilhão.
Esse foi o refinanciamento da Keep depois de captar R$ 731 milhões (US$ 127 milhões) da rodada D de financiamento há um ano e meio. Até agora, o valor do financiamento de dois anos da Keep excedeu US$ 200 milhões, o equivalente a cerca de R$ 1,15 bilhão. Essa rodada de financiamento foi liderada pela Jeneration Capital e seguida pelos acionistas GGV Capital, Tencent, Morningside Venture Capital e BAI Capital.
Segundo dados oficiais da Keep, a atividade diária do app aumentou três ou quatro vezes durante o surto de coronavírus, com crescimento rápido de compras dos conteúdos pagos on-line e dos produtos de saúde esportiva. No ano passado, a receita anual dos negócios on-line da Keep aumentou 286% em relação ao ano anterior. A receita dos negócios offline de bens de consumo também cresceu de maneira constante, com uma taxa de crescimento de 300%.
A Keep no mercado
Fundado em 2014, o Keep começou como um aplicativo de aulas de fitness on-line que também possui um espaço comunitário, adquirindo agora mais de 200 milhões de usuários. Ao contrário de outras marcas que se concentram apenas em um determinado aspecto dos esportes, o Keep atinge todos os aspectos da vida dos usuários.
O “Keep light food” foi lançado, fornecendo planos de dieta personalizados que atendem às necessidades de alimentação de pessoas que fazem exercício físico. Em termos de vestuário, alguns produtos são vendidos na loja online do Keep e na plataforma Taobao. Também foram lançadas esteiras, bicicletas ergométricas e outros equipamentos. Há ainda a oferta de vídeoaulas para orientar o treinamento dos usuários, acumulando até 3,6 bilhões de dados comportamentais.
A China e o mercado fitness
De acordo com o relatório “A Economia Global de Atividade Física” divulgada pelo Global Wellness Institute (GWI), a taxa de penetração do fitness na população da China é de apenas 0,8%. O número é menor em comparação com os Estados Unidos (29,3%) e o Brasil (6,2%), o que implica que ainda há um grande potencial para crescer.
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