O site de vendas internacionais do grupo Alibaba, o AliExpress, completa, no dia 28 de março, 12 anos de operação, período em que passou a atender mais de 200 países, aceitar 16 moedas nacionais diferentes e oferecer conteúdo traduzido em 18 idiomas. No Brasil, a data será comemorada com a campanha “Farofa do Ali”, em parceria com a influencer que mais entende de festa no país, GKay, a Gessica Kayane.
Assinada pela agência AlmapBBDO, a nova farofa terá, além da anfitriã GKay, influenciadoras como Viih Tube e Pequena Lo. No dia 28, uma festa em uma ilha no metaverso, abrirá um período de 5 dias de promoções no marketplace, em que milhares de novos itens serão incluídos, temporariamente, na categoria frete grátis e os produtos preferidos dos compradores brasileiros terão redução de preço de até 80%.
Ao longo da semana de comemoração, Gkay escolherá um usuário do AliExpress por dia para ganhar um convite e ir, presencialmente, à sua festa, a disputada “Farofa da Gkay”, que acontece todos os anos, em dezembro, desde 2017. Para ter a chance de ser escolhido pela influencer, é preciso publicar em suas redes sociais um vídeo contando que produto do AliExpress você levaria para a farofa e marcá-lo com a hashtag #DesafioFarofaDoAli. As ações da campanha serão divulgadas, em horário nobre, nos principais canais de televisão do Brasil. Entre os programas em que será possível ver as peças da Farofa do Ali estão os intervalos do Big Brother Brasil e da nova versão da novela Pantanal, ambos da TV Globo.
No universo digital, além da festa de 28 de março e lives com famosos, jogos online como a “Batalha Ali” incentivarão usuários a convidar amigos e conhecidos para aproveitar os descontos da Farofa. A ação, que vai misturar diversão e compras, premiará os farofeiros que mais atraírem usuários para o AliExpress. No total, R$8 milhões serão distribuídos em prêmios, que ficarão disponíveis para os ganhadores comprarem o que quiserem no AliExpress. Durante a semana, usuários poderão comprar, por apenas R$1, as chamadas “mistery box”, caixas com conteúdo desconhecido, em que uma seleção de produtos, que pode incluir itens especiais como smartphones e tablets, é enviada ao comprador.
De acordo com Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, a festa de 12 anos explora um conceito validado com grande sucesso pelo grupo Alibaba no mundo, o de misturar ações de diversão e entretenimento com festivais de compra. “Nossa festa de aniversário usa como referência uma ideia muito brasileira, a farofa da GKay, evento que impactou dezenas de milhões de usuários em sua última edição e está em linha com o espírito do AliExpress, que busca dar características locais para suas ações”, afirma. Segundo Briza, o conceito da “farofa” se mistura, ainda, com inovações introduzidas pelo AliExpress no e-commerce brasileiro, como o uso de live commerce, social commerce e, agora também, o recurso a eventos no metaverso.
Ao longo de sua trajetória de 12 no Brasil, o AliExpress implementou diversos recursos para melhorar a experiência de compra de seus usuários, como:
– Adoção de 6 voos fretados semanais para o Brasil
– Transporte do exterior até o solo brasileiro em 7 dias após o pedido
– Linha de produtos com entrega garantida até a porta do usuário em 15 dias
– Parcelamento de itens em até 6 vezes, sem cobrança de juros
– Criação de um endereço, no Brasil, para devolução e troca de itens
– Entrada de vendedores brasileiros na plataforma
– Serviço de atendimento ao consumidor operado por nativos de língua portuguesa
Fonte: Divulgação