Empreendedorismo

Alibaba cancela IPO para filial de logística Cainiao

Logística Cainiao

O Alibaba Group Holding cancelou a oferta pública inicial da Cainiao Smart Logistics Network, a unidade de courier do gigante chinês do comércio eletrônico, e em vez disso oferecerá até US$ 3,75 bilhões para comprar os 36% que ainda não possui.

Um IPO nas condições de mercado atuais não refletiria o valor estratégico da Cainiao, afirmou o presidente Joseph Tsai em uma conferência telefônica com analistas na noite de terça-feira.

A decisão de retirar o pedido de listagem da Cainiao, a terceira maior empresa de courier de comércio eletrônico da China em receita, significa que o Alibaba, sediado em Hangzhou, agora arquivou um plano estabelecido há um ano para separar suas divisões de nuvem, logística e supermercados para listagens separadas no mercado de ações.

A cadeia de supermercados Freshippo, também conhecida como Hema Fresh, retirou sua proposta de IPO em setembro passado, enquanto a separação e listagem da divisão de computação em nuvem Alibaba Cloud foi cancelada em novembro devido à incerteza em torno das restrições de exportação de chips dos EUA.

“Dada a importância estratégica da Cainiao para o Alibaba e a grande oportunidade de longo prazo que vemos na construção de uma rede logística global, acreditamos que este é um momento apropriado para reforçar o investimento do Alibaba na Cainiao”, disse Tsai.

Os acionistas minoritários da Cainiao, que incluem funcionários, podem aceitar 62 centavos de dólar por ação ou continuar a possuí-las, disse o Alibaba em comunicado divulgado ontem à noite.

Após a oferta, que avalia a Cainiao em US$ 10,3 bilhões, o Alibaba planeja alinhar o negócio da Cainiao para alcançar melhor sinergias estratégicas com o Taobao e Tmall Group e o Alibaba International Digital Commerce Group, além de ajudar a unidade em uma expansão estratégica de longo prazo de sua rede global.

A Cainiao tem a oportunidade de se tornar uma plataforma líder que atende clientes globais por meio de investimentos em infraestrutura mais sustentada e expansão de sua rede logística internacional, disse Tsai, acrescentando que isso requer visão de longo prazo, investimento e paciência.

Fundada em 2013, a Cainiao tem uma participação de 16,4% no mercado de entrega de comércio eletrônico da China e é a maior empresa de logística transfronteiriça do mundo em volume de pacotes.
A Cainiao entrou com pedido de listagem em Hong Kong em setembro passado. “A proposta de spin-off deve melhor refletir o valor da Cainiao por seus próprios méritos e aumentar sua transparência operacional e financeira”, disse o Alibaba na época.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Xinhua