No dia 29 de maio, a Aihuishou International Ltd., entregou à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) um prospecto para abertura de capital (IPO), com intenção de ser listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o código de ações “RERE”.
No ano passado, o grupo Aihuishou atualizou a sua marca para “ATRenew”. Naquele momento, o CEO e fundador da Aihuishou, Chen Xuefeng, disse que com o avanço e desenvolvimento da corporação, a marca “Aihuishou” já não consegue representar a empresa como um todo.
Realmente, desde a sua fundação em 2011, a Aihuishou evoluiu de uma startup com um único produto para uma empresa de plataforma de ponta a ponta. Seus serviços incluem a própria Aihuishou, Paijitang, Paipai, AHS Device, com representação no exterior com negócios C2B, B2B e B2C.
“Comércio de segunda mão”, potencial de mercado escondido
De acordo com o prospecto, a plataforma “Aihuishou” ainda é a principal fonte de equipamentos usados do Grupo ATRenew. Os aparelhos são recuperados e depois de processados no centro de operações, são revendidos através do Paijitang, Paipai e outros canais.
Até 31 de março de 2021, o ATRenew Group administrava 755 lojas físicas, sendo elas 753 lojas Aihuishou e 2 lojas Paipai. Além disso, ATRenew conta com 7 centros de operações distribuídas por toda a China.
Em relação ao aparelho usado reciclado, o ATRenew Group formulou 38 inspeções de qualidade, com três passos chaves: avaliação da condição física do aparelho, como arranhões; inspeção do hardware, como Bluetooth e touchscreen; e inspeções internas, como danos causados por água.
Depois da avaliação ou certificação, o sistema da plataforma irá gerar automaticamente um relatório abrangente e completo. O relatório contém informações sobre a aparência, hardware e componentes internos.
Em 2019, 2020 e no primeiro trimestre de 2021, a receita do Grupo ATRenew foi de 3,931 bilhões de yuans (US$ 615,8 milhões), 4,858 bilhões de yuans (US$ 761,1 milhões) e 1,514 bilhão de yuans (US$ 237,2 milhões), respectivamente. Entre eles, a receita da reciclagem dos produtos é a receita principal do Grupo ATRenew, mas sua proporção caiu de 99,6% em 2018 para 87,4% em 2020.
JD.com foi a chave de tudo
Como mostra o prospecto da ATRenew, o JD Group desempenhou um papel importante no desenvolvimento rápido do ATRenew Group nos últimos anos.
A cooperação entre o ATRenew Group e a JD.com remonta a 2015. Naquela época, o ATRenew ajudou a JD.com a fornecer aos usuários serviços de reciclagem e troca. Em 2017, as duas partes assinaram um contrato de três anos, um acordo exclusivo de cooperação comercial.
JD.com detém 34,7% das ações do ATRenew Group e é o maior acionista da empresa. Além disso, o fundador da empresa, Chen Xuefeng, detém 10,9% das ações, a 5Y Capital detém 14% e a Tiantu Capital detém 8,5%.
Fonte: 21st Century Business Herald